quinta-feira, 4 de março de 2010

BACALHAU À PORTO (Pataniscas para um ex-campeão)

As pataniscas de bacalhau sempre me fizeram lembrar o Porto, cidade que gosto bastante, boa onda. Um almoço na Ribeira sobre um sol de Inverno ligeiramente nublado e uma luz difusa sobre o Douro, pedem um gostinho de bacalhau com um tinto mais fechado.

Foi o nosso jantar, fiquei nostálgica da Invicta. Para acompanhar a confecção ouvi Clã –Um sopro no coração e Beirut – Nantes.


INGREDIENTES PARA MUITAS PATANISCAS ARROZ DE FEIJÃO
1 POSTA DE BACALHAU
4 OVOS
1 CEBOLA
1 CENOURA
UNS RAMINHOS DE CEBOLINHO
UMA PITADA DE SAL
UMA PITADA DE PIMENTA MOIDA
1 CHÁVENA DE LEITE
150 G DE FARINHA

1 CANECA DE ARROZ AGULHA
½ LATA DE FEIJÃO Á ESCOLHA
½ CEBOLA
½ ALHO
4 COLHERES DE SOPA DE AZEITE
4 COLHERES DE SOPA DE VINHO BRANCO

Começo por colocar a posta de bacalhau a cozer, pico cebola, ralo a cenoura e coloco tudo numa tigela grande. Junto os ovos, o leite e a farinha e bato tudo com vigor.
Depois de cozido, desfio o bacalhau e deixo-o arrefecer. Junto-o ao preparado da tigela com sal e pimenta a gosto. Misturar tudo muito bem e fritar em óleo bem quente, até alourar.

Para o arroz, faço um pequeno refogado com base em azeite com a cebola e o alho. Com a cebola a amolecer, junto o arroz e o feijão, deixo fritar um pouco e refresco com o vinho branco, deixando-o evaporar em lume brando. Juntar água (duas vezes a quantidade do arroz) com sal a gosto. Quando estiver o arroz quase no ponto, apago o lume e tapo o arroz, para finalizar a cozedura. Acompanha com salada de agrião.


Sem comentários:

Enviar um comentário