domingo, 7 de março de 2010

Mamma Mia...

ZUCCOTTO DE CHOCOLATE E 

MORANGOS


Existem dias em que nos apetece exagerar, fazer algo diferente, tentar ultrapassar as nossas expectativas e esperar a surpresa do resultado. Foi com uma inspiração semelhante que me lancei na confecção desta sobremesa. Não é a primeira vez que faço este "bolo", contudo, nunca o fiz duas vezes da mesma maneira... e a vantagem das sobremesas é que se pode alterar e adaptar a receita mas o resultado é sempre doce!


O Zuccotto é uma sobremesa de origem italiana, que pode ser feita com os ingredientes que mais gostarmos. Já experimentei com mousses de chocolate (negro, de leite e branco), com frutos secos (alperces secos, amêndoas, avelãs e pinhões) e, agora, com frutos vermelhos. É experimentar!
Vulgarmente não lhe costumamos chamar Zuccotto (embora seja esse o seu verdadeiro nome). Cá em casa, e para os amigos, é o "Bolo Bomba". Vá-se lá saber porquê!? Seja pela semelhança com o engenho explosivo ou pela sua carga calórica, a verdade é que o dito bolo é uma autêntica arma de destruição massiva das dietas mais controladas.
Zuccotto significa "pequena abóbora" em italiano e, por isso, está condenado ao aspecto de meia esfera que o caracteriza. Vale a pena o trabalho que dá!


A confecção desta sobremesa pode dividir-se em três fases.

Fase I - Bolo de Chocolate

2 chávenas de chá de açúcar
4 ovos
2 chávenas de chá de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 chávena de chá de chocolate ou cacau em pó
1 laranja (raspa) - reservar o sumo
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de água quente

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Juntar o açúcar e os ovos e bater bem até conseguir uma mistura clara. Juntar os restantes ingredientes pela ordem indicada, batendo bem entre cada nova adição.
Verter a mistura para uma forma previamente untada e enfarinhada. A forma não deve ter chaminé, podendo ser redonda ou quadrada.
Levar ao forno durante 30 minutos. Uma vez cozinhado, retirar do forno e deixar arrefecer.

Forrar uma taça com cerca de 25 cm de diâmetro, com película aderente. Depois de frio, cortar o bolo de chocolate ao meio no sentido horizontal e colocar uma metade sobre a película aderente de modo a forrar o interior da taça. Aplicar alguma pressão de modo a que o bolo não perca o formato da taça. Nesta altura, rega-se o bolo com o sumo de laranja. Reserva-se no frigorifico.

Fase II - Recheio 

50 g de açúcar
4 colheres de sopa de água
500 g de queijo ricotta ou queijo fresco batido
8 morangos
50 g de pepitas de chocolate
2 folhas de gelatina incolor

Levar ao lume uma pequena caçarola com o açúcar e 2 colheres de sopa de água e deixar formar uma calda leve. Misturar, então, a calda de açúcar ao quejo previamente batido e mexer muito bem. Mergulhar as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos e, depois de escorridas, dissolvê-las em 2 colheres de sopa de água a ferver. Adicionar a gelatina em fio à mistura de queijo.
Lavar e secar os morangos e cortá-los em bocados que se adicionam suavemente ao queijo. Envolver, por fim, as pepitas de chocolate com cuidado para não partir demasiado os morangos.
Verter esta mistura sobre o bolo de chocolate aplicado na taça. Cortar o excesso de bolo deixando uma margem de 2 cm acima do creme de queijo e utilizar o restante bolo de chocolate para cobrir o creme, encerrando o recheio do zuccotto. Reservar no congelador durante três ou quatro horas.

Fase III - Cobertura

Ora aqui está, por incrível que pareça, o maior desafio desta sobremesa. Até aqui tudo foi "canja" comparando com o trabalho que tive para conseguir uma cobertura decente e que fizesse justiça e esta delícia... Depois de algumas tentativas, descobri uma receita fantástica no site da não menos fantástica Leonor de Sousa Bastos. E não é que a cobertura é uma maravilha! Fácil, versátil e não fica nem com aquele sabor enjoativo da manteiga nem doce demais. Recomendo vivamente!!! Obrigada Leonor!

240 ml de leite
1 colher de sopa de farinha tipo 55
1 colher de sobremesa de farinha corrente 
220 g de manteiga amolecida
200 g de açúcar de confeiteiro
5 ml de essência de baunilha

Eu utilizei estes ingredientes mas penso que se usar a totalidade da farinha corrente e não tiver essência de baunilha (não é propriamente um bem de primeira necessidade...), a cobertura deve resultar na mesma. O açúcar de confeiteiro, se não tiver em casa, pode fazê-lo, passando o açúcar comum pela picadora.

Misturar as farinhas no leite e levar ao lume numa caçarola, mexendo sempre até engrossar. Verter para um prato fundo e cobrir com película aderente sem deixar ar entre a película e o creme. Reservar até arrefecer.
Bater muito bem a manteiga e o açúcar, adicionado aos poucos até conseguir uma mistura cremosa. Adicionar a baunilha e continuar a bater. Juntar a mistura de farinha e leite já arrefecida e bater energicamente. Durante este processo, a mistura irá apresentar-se grumosa. Não desespere! É mesmo assim... Basta continuar a bater e o creme voltará a ligar.

Retirar o bolo do congelador e virar sobre o prato de serviço. Retirar a película aderente com cuidado.
Aplicar uma camada generosa de cobertura sobre o bolo e espalhar com a ajuda de uma espátula de modo a ficar uniforme. 
Utilizei um saco de pasteleiro para decorar com o que sobrou da cobertura. Também utilizei framboesas e sementes de romã.





"Vamo-nos esquecer que estamos a ficar sem tempo!"
Jason Mraz

1 comentário:

  1. O BOMBA!!! Hmmmmm, é muito bom. Mas realmente não o conhecia nesta "cor", nem o pude provar (buahahahha), só poderia estar delicioso. Todos os doces que saem das mãos da Sra. Dna Mafalda - The Cookie Master, são de chorar por mais...Adorei o vosso Blog, eu acabei de jantar e bem, e já estou a salivar só de ver as fotos dos vossos cozinhados. Que tal abrirem um restaurante alternativo só com entradas e doces???? Muitos beijinhos e já ganharam mais uma fã :D Vanessa

    ResponderEliminar