domingo, 24 de outubro de 2010

Encontros imediatos

Há tanto tempo que nutria uma curiosidade enorme pelo ruibarbo que já perdi a conta aos supermercados, mercados, lojas de produtos naturais e sites de legumes e frutas que vasculhei à procura do tão desejado vegetal.

Qual não foi o meu espanto quando, inesperadamente, o dito ruibarbo me acena da bancada dos legumes do supermercado (passo a publicidade - Pingo Doce). Antes que algum consumidor compulsivo do vegetal em questão se atravessasse à minha frente e despojasse a pequena caixa da meia dúzia de caules cor-de-rosa, voei na sua direcção e, com um ar ganancioso e entendido arrebanhei aqueles com melhor aspecto para o meu saco. Saí vitoriosa e já com uma série de receitas guardadas à espera deste momento.

Digamos que o ruibarbo em si não tem muita graça. Tirando a cor brilhante, a textura é fibrosa e o sabor, antes de cozinhado, é amargo. É depois de ir ao lume ou forno que o seu encanto se revela. Torna-se macio, polposo e com um sabor humildemente doce. Faz boa companhia a outros frutos como a maçã e o morango e vale a pena experimentar.


BOLO DE FRAMBOESAS, 

MAÇÃ E RUIBARBO



Ingredientes

125 g de manteiga derretida
150 g de açúcar amarelo
3 ovos e 1 gema
150 g de farinha
1 pitada de sal
1 colher de café de fermento em pó
2 maçãs cortadas em cubos
4 caules de ruibarbo cortados em bocados
1 chávena de framboesas
200 g de queijo creme tipo Philadelphia
30 g de açúcar
2 colheres de café de farinha
2 colheres de sobremesa de essência de baunilha
Sumo de meio limão

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça, bater a manteiga com o açúcar amarelo. Juntar 2 ovos, a farinha, o fermento em pó, o sal e uma colher de sobremesa de essência de baunilha. Mexer todos os ingredientes até conseguir uma mistura homogénea. Adicionar os frutos e envolver na massa.
Untar uma forma rectangular (15x30) aproximadamente. Verter a massa na forma e espalhar com a ajuda de uma colher. Esta massa fica bastante consistente. Reservar.
Numa outra taça, bater bem o queijo Philadelphia com o açúcar. Juntar o ovo e a gema, uma colher de sobremesa de essência de baunilha, as duas colheres de café de farinha e o sumo de limão. Mexer bem. Esta mistura fica mais líquida e verte-se sobre o preparado anterior. Envolvem-se as duas massas com a ajuda de um garfo e leva-se ao forno durante 35 - 40 minutos.
Deixa-se arrefecer bem e corta-se aos quadrados. Polvilha-se com açúcar de confeiteiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário