segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sem palavras

Andava para fazer um soufflé há uma série de tempo. Vasculhei tudo o que era receita, truques e dicas para conseguir o souflé perfeito e... finalmente, hoje decidi-me.
O resultado é dificil de descrever. Primeiro ficaram lindos e tive um acesso de vaidade, depois foi a correria para tirar uma fotografia a tempo, que fizesse justiça à pequena maravilha que tinha diante de mim e, por fim, quando se abateu a gloriosa beleza e se juntou o paladar aos restantes sentidos... hum... não há palavras.
Há quem seja pelo chocolate, outros há que são pelo pão-de-ló, outros ainda pelos doces conventuais... Pois é, levou algum tempo, mas acho que sou pelo soufflé!


SOUFFLÉ DE BAUNILHA

















Ingredientes (6 unidades)

50 g de manteiga
250 ml de leite
30 g de farinha
4 ovos
80 g de açúcar
1/2 colher de sobremesa de essência de baunilha

Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Numa caçarola colocar o leite, a farinha e a manteiga e levar a lume brando, mexendo sempre. Quando engrossar o creme, adicionar a essência de baunilha e duas colheres de sopa do açúcar. Mexer bem até dissolver o açúcar. Retirar do lume.
Juntam-se as gemas, uma a uma, coadas para retirar a película envolvente da gema.
Batem-se as claras em castelo firme e adiciona-se o restante açúcar, batendo novamente. Envolvem-se as claras na mistura anterior.
Untam-se os ramekins (tacinhas cerâmicas circulares próprias para soufflé) com manteiga e polvilham-se com açúcar. Verte-se a mistura nas taças até ficarem cheias e limpam-se os bordos das taças, para que o crescimento do soufflé seja uniforme.
Vão ao forno durante 15 minutos. Servem-se imediatamente e polvilhados com açúcar de confeiteiro ou com outra cobertura a gosto.



Assim que sai do forno, o soufflé faz justiça ao seu nome. Soufflé é uma conjugação do verbo em francês souffler ou inchar, explodir. Mas depressa se extingue a explosão ficando um aroma e um sabor que deixam saudades.







E acaba cedo demais...

"Nada há sublime que não seja breve"

 
Ramón Campoamor y Campoosorio

1 comentário: