sábado, 3 de julho de 2010

Fan-tás-ti-co!


É oficial... As férias estão a terminar... Decido afogar a tristeza num copo de Iced Tea e numa fatia de bolo de limão. E fico um pouco melhor! Continuando na senda das receitas de Verão, com muita fruta e frescura, dei de caras com uma receita original de Jamie Oliver (o grande Jamie), que tive de adaptar por não ter amêndoa suficiente para cumprir as ordens do chef. Sem mal! Ficou muito, muito bom. Para quem gosta de limão, ficou divinal. Para mim... soberbo! Adoro todas as sobremesas que incluam limão na sua lista de ingredientes. Raspa de limão, casca de limão, sumo de limão, lima e limão!


BOLO DE LIMÃO COM 

SEMENTES DE PAPOILA 

E GLACÉ DE LIMA




Bolo:

120 g de manteiga amolecida
160 g de açúcar
4 ovos
50 g de amêndoas moídas
20 g de sementes de papoila
2 limões (raspa e sumo)
Raspa de uma lima
160 g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
50 g de amido de milho


Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Na batedeira, bater a manteiga com o açúcar até conseguir uma consistência cremosa. Adicionar os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Sempre a bater, juntar a amêndoa moída e as sementes de papoila. Acrescentar a raspa dos limões e da lima e o sumo dos limões bem como as farinhas e fermento. Envolver tudo sem bater. 
Untar e enfarinhar uma forma de bolo inglês e verter a massa no seu interior. Levar ao forno durante cerca de 25 - 30 minutos.

O bolo não cresce muito e, por volta do meio da cozedura, vai deprimir no centro. Não desespere! Não é defeito mas feitio. Ele vai ficar óptimo!


As sementes de papoila não são muito fáceis de encontrar. Eu comprei durante o Festival Med em Loulé, numa banca idílica, recheada de grãos, sementes, chás, sal aromatizado e ervas... (tudo para culinária). Podem ver no site www.algarvespice.info, comprar on-line e fazer perguntas ao Sr. Hartmut Meuschel, um alemão simpatiquíssimo.







Calda:

100 ml de sumo de limão
100 g de açúcar

Misturar os ingredientes, mexendo bem para diluir o açúcar. 
Verter sobre o bolo ainda quente dentro da forma.
Deixar arrefecer e, só depois, desenformar.


Cobertura:

Sumo de uma lima
120 g de açúcar de confeiteiro

Misturar os ingredientes e cobrir o bolo com o glacé.








Para saborear como a vida, devagar...

Sem comentários:

Enviar um comentário