domingo, 11 de julho de 2010

Se a loucura tivesse sabor

Desta vez é que foi... perdi a cabeça. E perdi-a no meio de tanto chocolate. E porque não? Se o mundo tivesse de acabar, que acabasse em chocolate, perdido por cem... perdido por mil!

Foi de um sonho alucinado, induzido por tanto cacau, que surgiu esta ideia, que sendo tão hiperbólica poderá (ou deverá) ser fraccionada em porções mais realistas. Mas eu decidi fazer tudo de uma só vez, qual artista Rococó. O resultado foi este bolo, que está a ser consumido com moderação forçada e oferecido aos amigos como penitência...


BOLO CHOCOLOUCO
(OU BOLO DE CHOCOLATE COM MOUSSE,

FUDGE, MERENGUE E COBERTURA DE CHOCOLATE)


Bolo

125 g de manteiga amolecida
5 gemas
200 g de açúcar
200 g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
130 g de chocolate em tablete
250 ml de leite
Sumo de um limão

Numa taça, mistura-se o leite com o sumo de limão de modo a formar leitelho. Reserva-se.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa tigela, em banho-maria, mistura-se a manteiga com o chocolate até este derreter. Juntam-se então as gemas e o açúcar e mexe-se bem até derreter o açúcar. 
Retira-se do lume. Adiciona-se o leitelho e a farinha, o fermento e o bicarbonato, mexendo bem até a mistura ficar homogénea. 
Verte-se metade da mistura para uma forma redonda com cerca de 22 cm de diâmetro, previamente forrada com papel vegetal. Vai ao forno durante cerca de 30 minutos.
A restante mistura é cozinhada da mesma forma, quando o primeiro bolo estiver pronto.

Mousse de chocolate

140 g de chocolate em tablete
30 g de manteiga
200 ml de natas batidas
3 gemas
25 g de açúcar de confeiteiro
2 folhas de gelatina incolor

Em banho-maria, derrete-se o chocolate com a manteiga e reserva-se.
Numa outra taça, em banho-maria, misturam-se as gemas e o açúcar. Bate-se até que o açúcar se dissolva totalmente. Após arrefecer, junta-se a mistura de chocolate e as natas batidas. 
Demolham-se as folhas de gelatina em água fria até amolecerem, escorrem-se e dissolvem-se em duas colheres de sopa de água quente. Adiciona-se à mousse e reserva-se no frio, coberta com película aderente.




Fudge de chocolate

1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de cacau em pó
1 chávena de açúcar
1/3 chávena de leite
40 g de chocolate em tablete
1 colher de sopa de mel
Pitada de sal

Numa caçarola, em lume médio, mistura-se o leite com o cacau peneirado, o açúcar e o sal. Mexe-se sempre até dissolver o açúcar. Quando levantar fervura, adicionar o chocolate, o mel e a manteiga. Mexer sempre e ao levantar fervura, coloca-se a tampa durante dois minutos. Destapa-se e deixa-se ferver até engrossar um pouco (um ou dois minutos). 


Merengue de chocolate

5 claras
200 g de açúcar
2 colheres de sopa de chocolate em pó

Batem-se as claras em castelo e adiciona-se o açúcar, misturando bem. Junta-se o chocolate em pó e mexe-se bem. Verte-se o merengue sobre uma placa de silicone ou sobre uma folha de paple vegetal, com a forma redonda no diâmetro do bolo. Vai ao forno durante 10-15 minutos.



Cobertura

100 g de chocolate em tablete


Montagem

Sem retirar o papel vegetal do primeiro bolo, volta a colocar-se o bolo na forma redonda. Verte-se a mousse de chocolate sobre a primeira camada de bolo, alisa-se e coloca-se no frigorifico durante o tempo suficiente para esta ganhar consistência.
Coloca-se depois a segunda camada de bolo sobre a mousse e verte-se o fudge sobre o bolo, espalhando uniformemente. Sobre o fudge coloca-se a camada de merengue que se destacou cuidadosamente da placa de silicone ou do papel vegetal. Por fim, derretem-se 100 g de chocolate e verte-se sobre o merengue.


Aqui fica uma receita de chocolate levada ao extremo. Qualquer um destes recheios ou coberturas ficam perfeitos com este bolo. Apenas o bolo é simplesmente delicioso e não precisa de "acessórios" para o tornar mais atraente. 





Esta receita não foi mais que um ensaio. 
Um ensaio sobre a loucura...

2 comentários:

  1. Eu só digo que quero ser mais tua amiga para "sofrer" com as tuas penitências!!!! :D
    Beijocas

    ResponderEliminar