E ainda há quem julgue que comprar feito é bem mais fácil... Que engano mais redondinho! Só de pensar em sair de casa, meter-me no carro e esperar para ser atendida numa pastelaria ou afim, perco de imediato a vontade de comer o docito.
É muito mais rápido e saboroso fazê-los! Misturar os ingredientes como numa poção mágica e mexer o caldeirão até que, com abra-cadabras e pós de perlim-pim-pim, nos aparece sobre a mesa um doce deleite.
É claro que quanto mais poderosa a magia, mais elaborado será o doce. Hoje, a magia está fraca..., está ofendida com uma lombalgia interminável que não se envergonha com poções e mezinhas. Mas mesmo fraca, ainda é suficiente para fazer aparecer estas queijadinhas. Quem conhece sabe que não dão trabalho nenhum, rendem um montão e sabem deliciosamente.
QUEIJADAS DE LEITE
Queijadas (20 unidades)
5 dl de leite
4 ovos
350 g de açúcar
100 g de farinha
30 g de manteiga
Raspa de um limão
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Numa caçarola juntar o leite e a manteiga e deixar aquecer até que a manteiga derreta. Reservar e deixar arrefecer.
Numa taça, misturar o açúcar e a farinha e adicionar os ovos, um a um, mexendo bem entre cada adição. Juntar o leite arrefecido, em fio, batendo sempre. Adicionar a raspa de limão e mexer.
Untar as forminhas com manteiga e polvilhar com farinha e verter a mistura até 2/3 da capacidade das formas. Levar ao forno pré-aquecido durante cerca de 20 minutos.
Deixar arrefecer antes de desenformar. Podem polvilhar-se com açúcar de confeiteiro e canela.
Podem utilizar-se formas de papel, sem serem untadas e polvilhadas, mas estas devem ser colocadas dentro de outras de metal ou silicone para não deformarem com o peso da massa. As queijadas assim feitas, devem arrefecer muito bem antes de desenformar para não ficarem agarradas ao papel. Mas ficam boas e ainda dão menos trabalho!
Tenho umas no forno... Depois venho contar...
ResponderEliminarbjs
ju
Ai que delícia!!! Já perdi a conta a quantas comi...
ResponderEliminarObrigada por partilhares!
bjs
ju