terça-feira, 1 de junho de 2010

Remar com colher de pau

O meu local de trabalho em pouco difere dos locais de trabalho dos restantes elementos da espécie. Temos muito trabalho, pouca paciência, pouco tempo de pausa, muito esforço físico, muita carga emocional, pouco contacto com o exterior, enfim... nunca mais acabaria de descrever o meu local de trabalho. Mas, quando queremos, sabemos ser únicos. E somos únicos em muitas ocasiões. 
Uma dessas ocasiões foi uma iniciativa de duas parceiras de trabalho (grandes mulheres), que não se pouparam a esforços para rasgar a rotina e aproximar um grupo esgotado animicamente e desesperado por férias. Mangas foram arregaçadas (e as calças também), pagaias de molho e a corrente acompanhou mais um convivio do serviço. Os que ficaram à margem apoiaram. Os que ficaram em casa perderam bons momentos...

Com muita pena, pertenci ao grupo dos que ficaram em casa mas já prometi que, para o ano que vem, se os ventos não mudarem, lá estarei com a minha tribo. Dentro de água... logo se vê...

O meu contributo, no entanto, foi enviado com solidariedade. Aqui fica a cópia.

BOLO DE AMÊNDOA COM

CURD DE MARACUJÁ

















Para o bolo:
6 ovos
200 g de açúcar
150 g de amêndoa ralada
Raspa de um limão
Pitada de canela
1/2 chávena de óleo
190 g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura espumosa. Adicionar todos os restantes ingredientes, um a um, terminando com a farinha. Untar com manteiga uma forma (com ou sem buraco) e polvilhar com farinha. Verter a mistura e levar ao forno durante cerca de 30 minutos. Verificar a cozedura com um palito.
Retirar do forno e deixar arrefecer.

Curd de Maracujá

150 ml de polpa de maracujá
75 g de manteiga sem sal
150 g de açúcar
3 ovos

Bater os ovos até que fiquem em espuma e reservar.
Numa caçarola, misturar a polpa de maracujá, a manteiga e o açúcar e levar a lume brando até dissolver a manteiga e o açúcar. Retirar do lume e deixar arrefecer durante 5 minutos. Misturar os ovos aos poucos, mexendo entre cada adição. Voltar a colocar em lume brando e deixar engrossar o curd, mexendo sempre. Retirar do lume, verter para um recipiente e deixar arrefecer.

Uma vez frio, o bolo é cortado em duas ou três partes e cada uma delas é regada com sumo de maracujá ou com a polpa de maracujá que resta da lata.
Cobre-se cada parte com uma camada de curd (já frio) e cobre-se também o bolo na totalidade.



Decoração

200 g de chocolate negro
50 g de amêndoa picada

A amêndoa picada é distribuida pela superfície do bolo, incluindo as laterais. Esta adere bem ao curd.
No micro-ondas (650 W em 90 segundos) ou em banho-maria, derrete-se o chocolate. Cobre-se o bolo com uma camada fina de chocolate derretido. Distribui-se cuidadosamente de modo a evitar que se misture com o curd e refrigera-se. 
É um bolo fresco e o chocolate fica estaladiço, misturado com a amêndoa picada...


YAM!

Sem comentários:

Enviar um comentário