domingo, 26 de dezembro de 2010

À minha maneira

Todos os natais se repete o mesmo quadro... faço um esforço para surpreender, fazer algo diferente e memorável, uma sobremesa que marque a quadra... e todos os anos chega o final da consoada e ninguém tem espaço para os meus esforços... sobram, ali ficam... zangados por os ter exposto a tamanha humilhação, indignados com a ingratidão dos comensais. No dia seguinte já perderam o brilho, borraram a pintura, mas apuraram o sabor. 

Por isso, este ano, fiz um bolo especial, com tudo o que mais gosto, mas preparei-o para ser apreciado no dia seguinte. Como gosto destas sobremesas que ficam ainda melhores se forem salpicadas com algumas horas... E o descanço que nos dão?!

E a melhor surpresa foi a velocidade com que desapareceu! Era o bolo mais feliz da quadra, recebeu os melhores elogios, foi saboreado e apreciado como merecia e, no final, serviu o seu propósito e tornou-se um bolo de Natal memorável. Missão cumprida!


FOLAR DE GILA, CANELA, NOZES 

E FRUTAS CRISTALIZADAS




Massa

250 ml de leite morno
2 colheres de chá de fermento biológico seco
2 gemas
400 g de farinha sem fermento
40 g de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
60 g de manteiga derretida fria

Num recipiente colocar a farinha e formar um buraco no meio. No centro colocar a levedura, o açúcar e duas colheres de sopa de leite. Misturar tudo e deixar levedar por 30 minutos a uma hora. A mistura fica esfarelada, não estranhe.
Acrescentar o sal, a manteiga, as gemas e o restante leite aos poucos e amassar até conseguir uma mistura consistente. Deixar levedar por mais uma hora, cobrindo o recipiente com um pano.




Recheio

2 chávenas de doce de gila
3 colheres de sopa de canela em pó (ou mais...)
1 chávena de frutas cristalizadas
1 chávena de nozes picadas
Geleia para pincelar (usei de marmelo)


Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Espalhar um pouco de farinha sobre a bancada de pedra e espalhar a massa, formando um rectângulo com cerca de 60 x 35 cm (mais ou menos...). Acrescentar a farinha necessária para que a massa não se agarre à bancada ou às mãos.
Espalhar o doce de gila sobre a massa uniformemente. Este doce de gila foi feito por mim! Muito trabalhoso mas genial!
Polvilhar a canela em pó sobre toda a superfície. Espalhar as frutas cristalizadas e as nozes sobre toda a superfície da massa.
Começar a enrolar a massa como uma torta, no sentido longitudinal, mantendo a bancada polvilhada.
Cobrir o interior de uma tarteira com papel vegetal. 
Cortar fatias da "torta", com cerca de dois centímetros de largura, e dispôr sobre o papel vegetal. A primeira fatia deve ser colocada no centro da tarteira e as seguintes, em seu redor. Preencher a tarteira até terminar a massa, mantendo as fatias bem juntas umas às outras.
Levar ao forno durante cerca de 25 minutos, até a massa crescer e ficar dourada.
Retirar do forno e pincelar com a geleia para obter o aspecto brilhante.







 BRILHANTE


Sem comentários:

Enviar um comentário