quinta-feira, 1 de abril de 2010

Bons Sonhos!

O grande problema de estar em casa é que, quer queiramos quer não, temos de passar algum tempo na cozinha... E, claro está, no meu caso, isso significa inevitavelmente, cozinhar qualquer coisita. O enredo agrava-se se acrescentarmos mais duas personagens... duas pequenas personagens que gostam de pôr as mãos na massa (no sentido literal).

Para ajudar a passar o tempo, e para evitar recortes pequeninos espalhados pelo chão da sala, decidimos fazer bolachas... e eu espero que tanto chocolate não acabe em dor de barriga.


BOLACHAS ROCHOSAS DE

CHOCOLATE


Ingredientes
Para 20 unidades com cerca de 8 cm de diâmetro

125 g de chocolate com 70% de cacau
150 g de farinha sem fermento
30 g de cacau
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal fino
60 g de açúcar amarelo
40 g de açúcar branco
1 ovo
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
100 g de pepitas de chocolate
50 g de amêndoa picada (facultativo)

Pré-aquecer o forno a 170ºC.
Bater a manteiga (de preferência na batedeira fixa) com os açúcares, adicionar o chocolate derretido (em banho-maria ou no microondas), juntar o ovo e a essência de baunilha. Bater até os ingredientes estarem bem envolvidos.
Numa taça, juntar a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Adicionar estes ingredientes à mistura da batedeira. Deixar formar uma massa homogénea. 
Adicionar por fim as pepitas de chocolate e a amêndoa picada.
Colocar uma folha de papel vegetal sobre um tabuleiro de forno e formar as bolachas retirando colheradas de massa e formando circulos no tabuleiro. Devem manter-se as bolachas afastadas 2-3 cm para que não se juntem na cozedura.
Vão ao forno por 18 minutos e, após a cozedura, devem repousar no tabuleiro por 5 minutos. Depois devem arrefecer sobre uma rede. As bolachas só ficarão rijas depois de frias.
Com leite fresco é a loucura!!



"Há quem diga que todas as noites são de sonhos.

Mas há também quem diga que nem todas, só as de verão.

No fundo, isso não tem importância.

O que interessa mesmo não é a noite em si, mas os sonhos"  
William Shakespeare












BONS SONHOS!

1 comentário: