segunda-feira, 19 de abril de 2010

Um brinde à amizade!

Quando temos a sorte de ter por perto algumas pessoas, basta um olhar ou uma palavra para nos ajudar a esquecer os problemas e abrir a alma a uma gargalhada ou um suspiro de alívio e de gratidão. Estou muito grata pelo que me rodeia. Todos os dias agradeço as bençãos que me foram concedidas, a sorte de conhecer as pessoas que habitam o meu coração, os meus pensamentos, as minhas preces.

Por eles, amores e amigos, inspiro cada manhã e vivo cada dia. Obrigado por existirem!!!

A eles, dedico este prato ... de pato.

MAGRET DE PATO COM 

PLEUROTUS GRELHADOS E 

PASTÉIS DE BATATA E SÉSAMO
















Para o pato:
4 pessoas

4 magrets ou peitos de pato
3 dentes de alho
1 limão (sumo e raspa)
Sal q.b.
3 ramos de alecrim
3 colheres de mel
8 cebolinhas


Preparar uma marinada para os magrets com os três dentes de alho laminados, o sumo do limão, sal e os ramos de alecrim. Envolver bem os magrets e deixar repousar, tapado com película aderente, durante cerca de 12 horas.

Depois de marinados, colocar os magrets sobre uma tábua e traçar a pele e a gordura longitudinalmente e, de novo, transversalmente, de modo a formar um quadriculado. Estes cortes impedirão que a pele se retraia e o magret encolha durante a confecção.

Numa frigideira, aplicar os magrets, dois a dois, com a pele para baixo e deixar cozinhar até a pele se encontrar bem estaladiça. Então, virar de modo a selar a face carnuda dos magrets. Esta fritura é rápida e serve apenas para corar a carne, evitando que os sucos do seu interior se percam para a frigideira.

Retirar os magrets da frigideira e colocá-los numa assadeira para ir ao forno. Colocar também as cebolinhas. Aquecer o forno a 220ºC.
Da gordura que resulta da fritura da carne, reservam-se três colheres de sopa que se adicionam a 50 ml da marinada. Regar a carne com este molho. Espalhar o mel sobre o pato (com a pele para cima), colocar os raminhos de alecrim sobre a carne e levar ao forno durante 15 - 20 minutos. A carne fica entre média a mal passada dependendo do tempo de assadura.

Uma vez assados, os magrets são retirados do forno e deixados a repousar por 5 minutos.



Pleurotus grelhados:

4 cogumelos Pleurotus
Sal q.b.
Alhos laminados da marinada

Numa frigideira, colocar os cogumelos lavados e secos, temperados com sal e os alhos e deixar grelhar, virando ocasionalmente.




Pastéis de batata e sésamo:
10 pastéis

4 ou 5 batatas
Sal q.b.
50 g de sementes de sésamo
Manteiga para untar o tabuleiro
Azeite q.b.
Raspa do limão
50 ml de leite
1 gema de ovo

Cozer as batatas. Depois de cozidas, reduzir a puré e misturar o leite, a raspa do limão e a gema de ovo. Envolver bem. 
Com as mão, formar rodelas do puré (cerca de 10 cm de diâmetro) e encostá-las às sementes de sésamo, formando uma crosta. Colocar os pastéis sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga, com a face de sementes para baixo. Depois de formados os pasteis, espalhar mais sementes sobre o puré. Verter um fio de azeite sobre cada pastel e levar ao forno, a 180ºC, durante 30 minutos. 

Uma vez cozinhados, retirar do tabuleiro com o auxilio de uma espátula.




Acompanhar com uma salada e com o molho resultante do assado à parte.


Um bom vinho, a melhor companhia do mundo e um dia de chuva maravilhoso!








Sem comentários:

Enviar um comentário