terça-feira, 26 de julho de 2011

Chamo-lhe ... um figo

As sobremesas com figos recebem, muitas vezes, um torcer de nariz causado pela desconfiança. Desconfiamos das associações que podem ser feitas para estragar este fruto, já por si tão rico e intenso. Pois não é fácil mas também não é impossível fazer sobremesas magnificas com figos. 

Sou fã de figos e de todas as frutas que, nesta altura, compõem as bancas dos mercados do nosso país. Que cores e que aromas nos assaltam e que sabores nos esperam quando, finalmente em casa, tiramos os nossos tesouros dos indignos sacos de plástico e os expomos nos seus tronos (onde o reinado será efémero).

Alguns dos figos que resgatei no passado sábado tiveram a sua apoteose nesta sobremesa. Alguns minutos na ribalta, para sempre na memória!



TARTES DE MOUSSE DE BAUNILHA

COM FIGO




Massa doce

10 colheres de sopa de manteiga
3/4 de chávena de chá de açúcar em pó
Pitada de sal
2 chávenas de farinha sem fermento
1 ovo

Misturar todos os ingredientes com as mãos ou com a batedeira (com os acessórios de amassar). Reservar.


Mousse de baunilha

Usei o que me sobrou de um desafio dos Daring Bakers (que publicarei amanhã) e adicionei o queijo... 

1 chávena de chá de leite 
1/2 colher de chá de extracto de baunilha
Pitada de sal
2 colheres de sopa de amido de milho (Maisena)
1/4 de chávena de chá de açúcar
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga
3/4 de colher de chá de gelatina em pó
1/2 colher de sopa de água
1 chávena de chá de natas
100 g de queijo creme tipo Philadelphia

Numa caçarola juntar o leite, a baunilha e o sal e levar a lume médio até começar a ferver. Entretanto, na batedeira, misturar o amido com o açúcar e o ovo, batendo até obter uma mistura suave. Sem parar de bater, adicionar o leite quente devagar. Voltar a colocar a mistura na caçarola e levar de novo ao lume até obter um creme.Coar o creme para uma tijela e deixar arrefecer durante 10 minutos. Cortar a manteiga em pedaços pequenos e adicionar à mistura, mexendo bem.
Numa tijela pequena, salpicar a gelatina sobre a água e deixar hidratar por alguns minutos. Adicionar a gelatina hidratada a uma pequena porção do creme ainda quente, mexendo bem e voltar a misturar na totalidade do creme.
Bater as natas em castelo e envolver aos poucos no creme de baunilha. Cobrir com película aderente e reservar no frigorífico.
Eu acrescentei o queijo creme a cerca de metade da mousse de baunilha, que me sobrou de outra receita.




Untar forminhas com manteiga (eu usei sprey desmoldante) e forrar com a massa doce. Rechear com a mousse de baunilha e dispôr uma rodela de figo sobre a mousse. Polvilhei com canela e levei ao forno, 180ºC durante 30 minutos. Depois de frios, polvilhei com açúcar em pó.


1 comentário: