As sobremesas com figos recebem, muitas vezes, um torcer de nariz causado pela desconfiança. Desconfiamos das associações que podem ser feitas para estragar este fruto, já por si tão rico e intenso. Pois não é fácil mas também não é impossível fazer sobremesas magnificas com figos.
Sou fã de figos e de todas as frutas que, nesta altura, compõem as bancas dos mercados do nosso país. Que cores e que aromas nos assaltam e que sabores nos esperam quando, finalmente em casa, tiramos os nossos tesouros dos indignos sacos de plástico e os expomos nos seus tronos (onde o reinado será efémero).
Alguns dos figos que resgatei no passado sábado tiveram a sua apoteose nesta sobremesa. Alguns minutos na ribalta, para sempre na memória!
TARTES DE MOUSSE DE BAUNILHA
COM FIGO
Massa doce
10 colheres de sopa de manteiga
3/4 de chávena de chá de açúcar em pó
Pitada de sal
2 chávenas de farinha sem fermento
1 ovo
Misturar todos os ingredientes com as mãos ou com a batedeira (com os acessórios de amassar). Reservar.
Mousse de baunilha
Usei o que me sobrou de um desafio dos Daring Bakers (que publicarei amanhã) e adicionei o queijo...
1 chávena de chá de leite
1/2 colher de chá de extracto de baunilha
Pitada de sal
2 colheres de sopa de amido de milho (Maisena)
1/4 de chávena de chá de açúcar
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga
3/4 de colher de chá de gelatina em pó
1/2 colher de sopa de água
1 chávena de chá de natas
100 g de queijo creme tipo Philadelphia
Numa caçarola juntar o leite, a baunilha e o sal e levar a lume médio até começar a ferver. Entretanto, na batedeira, misturar o amido com o açúcar e o ovo, batendo até obter uma mistura suave. Sem parar de bater, adicionar o leite quente devagar. Voltar a colocar a mistura na caçarola e levar de novo ao lume até obter um creme.Coar o creme para uma tijela e deixar arrefecer durante 10 minutos. Cortar a manteiga em pedaços pequenos e adicionar à mistura, mexendo bem.
Numa tijela pequena, salpicar a gelatina sobre a água e deixar hidratar por alguns minutos. Adicionar a gelatina hidratada a uma pequena porção do creme ainda quente, mexendo bem e voltar a misturar na totalidade do creme.
Bater as natas em castelo e envolver aos poucos no creme de baunilha. Cobrir com película aderente e reservar no frigorífico.
Eu acrescentei o queijo creme a cerca de metade da mousse de baunilha, que me sobrou de outra receita.
Untar forminhas com manteiga (eu usei sprey desmoldante) e forrar com a massa doce. Rechear com a mousse de baunilha e dispôr uma rodela de figo sobre a mousse. Polvilhei com canela e levei ao forno, 180ºC durante 30 minutos. Depois de frios, polvilhei com açúcar em pó.
Mas que trono magnífico que o rei figo ganhou!
ResponderEliminar