segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Tirami frutos do bosque

A lista de goludices não para de aumentar... já não sei por onde começar. Vou guardando receitas atrás de receitas que prometo a mim mesma fazer amanhã ou para a semana mas, entretanto, são ultrapassadas por outras que não mostram qualquer respeito pela antiguidade na lista e pela prioridade das outras. A vida é mesmo assim!

Esta receita foi gentilmente cedida pela minha amiga Nélia, que fez questão de frisar que a receita original é do "grande" chef Jamie Oliver. Como será fácil de prever, a receita é simples, rápida e de truz! Boa! Óptima!
Maravilhoso e pronto em 10 minutos!
Eu aproveito para frisar que fiz uma ou outra muito pequena alteração à receita... coisita sem importância.


TIRAMISÙ DE FRUTOS DO BOSQUE




Ingredientes

1 embalagem de palitos de La Reine grande
1 embalagem de queijo Mascarpone
1 embalagem de natas
1/2 chávena de açúcar em pó
Limoncello para embeber os palitos de La Reine
Frutos do bosque para rechear e decorar


Colocar metade dos palitos de La Reine embebidos em Limoncello num tabuleiro. (Eu diluí um pouco o licor e dissolvi uma colher de sobremesa de açúcar em pó porque receei que ficasse muito intenso...)
Numa taça, ou na batedeira, bater as natas em chantilly com o açúcar e adicionar o queijo até obter uma consistência cremosa. Espalhar metade do creme sobre os palitos de La Reine. Espalhar frutos do bosque a gosto. Repetir uma camada de palitos de La Reine, outra de creme e terminar decorando com frutos do bosque. 
(O número de camadas vai depender da quantidade de palitos de La Reine e do tamanho do tabuleiro.)
Servir bem fresco!!




!!!

sábado, 22 de outubro de 2011

Muito trabalhinho

Este fim de semana foi esgotante para a minha batedeira... e para mim. Vamos aproveitar umas férias merecidas. Nada de bolos. Só pudins ou outros tipos de doces sem grande trabalho ou exigência criativa. A minha criatividade está de rastos!

Mas valeu a pena! Aqui ficam os trabalhos de sexta e de sábado para as festinhas dos meninos mais lindos!




Bolo esculpido de chocolate, com recheio de mousse de chocolate e pepitas de chocolate e coberto com pasta de açúcar



O meu primeiro bolo esculpido... Tanto trabalhinho....






E o bolo da Maria!!!!





Bolo de chocolate, recheio de creme de queijo e morangos, cobertura de ganache de chocolate e decoração com pasta de açúcar.













Muitos pormenores docinhos!!! Para a menina mais docinha!!!


domingo, 16 de outubro de 2011

A fermentar de vida

Ando com especial inclinação para experimentar bolos com tempos de fermentação, que levem leveduras vivas, que crescem e ficam fofos, brilhantes e maravilhosamente cheirosos. Foi o caso da minha primeira experiência neste capítulo. Após exaustiva pesquisa e longas horas de grande indecisão sobre qual a receita a experimentar, decidi fazer uns rolos de canela. O resultado de uma misturinha de receitas deu nestes pãezinhos fofos que são de devorar sem reservas assim que lhes conseguirmos tocar. Nem arrefecem!



ROLOS DE CANELA



Massa

1 chávena de chá de leite morno
1/4 de chávena de chá de água morna
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 chávena de chá de manteiga amolecida
2 ovos batidos
1/2 colher de chá de sal
1/2 chávena de chá de açúcar
5 chávenas de chá de farinha sem fermento
25 g de fermento fresco

Dissolver o fermento na água morna. Juntar todos os ingredientes, com a excepção da farinha, numa taça e bater até envolver. Juntar a farinha uma chávena de cada vez e bater até conseguir uma massa elástica. Se tiver uma batedeira com acessório de amassar (gancho), pode amassar durante cerca de 5 minutos, caso contrário, pode amassar à mão durante um pouco mais até que a massa esteja macia e elástica. Untar uma taça grande com óleo, colocar a massa no interior e cobrir com película aderente. Deixar repousar até dobrar de volume o que ocorrerá em aproximadamente 2 horas.

Recheio

1/2 chávena de chá de manteiga derretida
1 chávena de chá de açúcar amarelo
4 colheres de sopa de canela

Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e estender até obter um rectângulo do tamanho de um tabuleiro de forno. Pincelar com a manteiga do recheio e espalhar os restantes ingredientes. Nesta fase podem acrescentar-se os ingredientes que quizermos, nozes, passas, chocolate, etc.

Enrolar a massa, formando um rolo e cortar em segmentos de 2 cm. Dispôr cada rolo num tabuleiro untado (rectangular ou redondo), deixando cerca de 1 cm entre cada rolo. Cobrir com película aderente e deixar levedar durante mais uma hora. 

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos.




Cobertura

60 g de creme de queijo
1/4 de chávena de chá de manteiga amolecida
1 chávena de chá de açúcar de confeiteiro
1/2 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de essência de limão

Juntar o creme de queijo com a manteiga e misturar bem. Adicionar o açúcar, a baunilha e o limão, misturando até obter uma consistência cremosa.
Aplicar sobre os rolos já cozinhados com uma colher.




É lindo ver a massa crescer, ganhar vida e tentar sair da taça onde a queremos aprisionar. Depois de subjugada, torturada e queimada, ela ainda nos presenteia com um sabor e um aroma inigualáveis, sabendo que a sua maior vingança é o pecado que nos induz.

É para servir de exêmplo...

Mais dois bolinhos que saíram deste forno há poucos dias. Goludices para gulosos!




O bolo da Tita era um chiffon de laranja com recheio de creme de queijo e morangos, coberto com ganache de chocolate e decorado com um Ruca em pasta de açúcar





O bolo do Vicente era uma genoise de chocolate com recheio de creme de chocolate com pepitas e decorado com pasta de açúcar



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bolachas de Crocolate

Certo dia ao passear numa superfície comercial aqui ao pé, fizemos a inevitável paragem nas bancas dos livros. Cá em casa temos todos o vício dos livros... um vício caro, nos dias que correm... e cada vez mais difícil de manter. Mas não consigo resistir ao brilho das capas duras, ao cheiro das páginas novas e ainda cheias de goma, não consigo afastar-me, digo a mim mesma que vou apenas folhear, talvez ler o resumo (só o resumo...) mas o livro não me deixa ir embora sem ele, e eu penso... é só mais este. 

Desta vez perdi a cabeça com um título sugestívo "The Chocolate and Coffee Bible" da Hermes House. Páginas e páginas de pecado, um calhamaço de heresia, mais de 300 fáceis e deliciosas receitas para total indulgência demonstradas em 1300 gloriosas fotografias. Uma mulher não é de ferro!

Uma das fáceis e deliciosas receitas é a que demonstro de seguida. Acho que vou seguir o conselho do meu querido esposo que, para minha redenção, sugeriu que começasse pela primeira página e levasse a penitência por aí em diante. 


BOLACHAS DE CHOCOLATE 

TIPO CRACKLE-TOPS




Ingredientes

200 g de chocolate de culinária
90 g de manteiga sem sal
115 g de açúcar
3 ovos
5 ml de essência de baunilha
200 g de farinha sem fermento
25 g de chocolate em pó
1/2 colher de chá de fermento em pó
Pitada de sal
150 g de açúcar de confeiteiro




Derreter a manteiga com a tablete de chocolate partida em bocados, mexendo frequentemente. Adicionar o açúcar e mexer até que este dissolva. Juntar os ovos, um de cada vez, batendo bem. Adicionar a baunilha.
Numa taça, peneirar a farinha, o chocolate em pó e o fermento. Adicionar aos poucos a mistura de chocolate e mexer até conseguir uma massa macia. Enrolar a massa em película aderente e refrigerar durante, pelo menos uma hora, ou até ter consistência moldável.

Pré-aquecer o forno a 160ºC e forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Colocar o açúcar de confeiteiro numa taça. Fazer pequenas bolas de massa com as mãos e envolver em açúcar de confeiteiro. Remover o excesso de açúcar e disôr as bolachas sobre o tabuleiro.
Levar ao forno durante 15 minutos. Desligar o forno e, com a porta aberta, deixar repousar mais 3 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente.





Um sucesso!!! Já conheço alguns fans!!