sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bolachas de Crocolate

Certo dia ao passear numa superfície comercial aqui ao pé, fizemos a inevitável paragem nas bancas dos livros. Cá em casa temos todos o vício dos livros... um vício caro, nos dias que correm... e cada vez mais difícil de manter. Mas não consigo resistir ao brilho das capas duras, ao cheiro das páginas novas e ainda cheias de goma, não consigo afastar-me, digo a mim mesma que vou apenas folhear, talvez ler o resumo (só o resumo...) mas o livro não me deixa ir embora sem ele, e eu penso... é só mais este. 

Desta vez perdi a cabeça com um título sugestívo "The Chocolate and Coffee Bible" da Hermes House. Páginas e páginas de pecado, um calhamaço de heresia, mais de 300 fáceis e deliciosas receitas para total indulgência demonstradas em 1300 gloriosas fotografias. Uma mulher não é de ferro!

Uma das fáceis e deliciosas receitas é a que demonstro de seguida. Acho que vou seguir o conselho do meu querido esposo que, para minha redenção, sugeriu que começasse pela primeira página e levasse a penitência por aí em diante. 


BOLACHAS DE CHOCOLATE 

TIPO CRACKLE-TOPS




Ingredientes

200 g de chocolate de culinária
90 g de manteiga sem sal
115 g de açúcar
3 ovos
5 ml de essência de baunilha
200 g de farinha sem fermento
25 g de chocolate em pó
1/2 colher de chá de fermento em pó
Pitada de sal
150 g de açúcar de confeiteiro




Derreter a manteiga com a tablete de chocolate partida em bocados, mexendo frequentemente. Adicionar o açúcar e mexer até que este dissolva. Juntar os ovos, um de cada vez, batendo bem. Adicionar a baunilha.
Numa taça, peneirar a farinha, o chocolate em pó e o fermento. Adicionar aos poucos a mistura de chocolate e mexer até conseguir uma massa macia. Enrolar a massa em película aderente e refrigerar durante, pelo menos uma hora, ou até ter consistência moldável.

Pré-aquecer o forno a 160ºC e forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Colocar o açúcar de confeiteiro numa taça. Fazer pequenas bolas de massa com as mãos e envolver em açúcar de confeiteiro. Remover o excesso de açúcar e disôr as bolachas sobre o tabuleiro.
Levar ao forno durante 15 minutos. Desligar o forno e, com a porta aberta, deixar repousar mais 3 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente.





Um sucesso!!! Já conheço alguns fans!!


Sem comentários:

Enviar um comentário