terça-feira, 8 de março de 2011

Pés na terra, cabeça nas núvens...

Já não era sem tempo!
Esta tarte já andava para ser feita há imenso tempo e acabava sempre por ser ultrapassada por outra qualquer receita, aparentemente mais urgente ou curiosa... Acontece que esta receita não é nenhuma novidade. Já a devo ter feito dezenas de vezes... Quase todas as festas são premiadas por ela. E já tem fans!
Agora aqui está ela! Com umas fotografias a fazer justiça ao sabor, uma paleta de acres adocicados que ficam a festejar nas papilas gustativas durante muito tempo após o aparecimento do fundo do prato. É uma festa! A vida é uma festa!!


TARTE DE LIMÃO MERENGADA



Base

Massa quebrada ou folhada a gosto.

Eu usei massa folhada que eu própria tinha feito mas que não folhou muito bem... ficou perfeita para esta tarte.


Recheio

2 latas de leite condensado
Sumo de 3 limões grandes ou 4 pequenos
7 gemas (pode usar menos)

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Forrar uma forma com aro de mola com papel vegetal e preencher o fundo com a massa.
Numa tigela, verter o conteúdo das duas latas de leite condensado, o sumo dos limões e as gemas. Mexer bem até conseguir uma mistura homogénea. Verter sobre a massa e levar ao forno durante 35 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer.

Cobertura

7 claras
1 chávena de chá de açúcar de confeiteiro
1 colher de café de cremor tártaro (facultativo)

Bater as claras em castelo, adicionando o açúcar e o cremor tártaro. Quando obter um chantily consistente, dispôr colheradas sobre a tarte. Levar ao forno até dourar a superfície. Retirar do forno e deixar arrefecer. Não colocar no frigorífico antes de servir para que o merengue não amoleça demasiado.




Com o que sobrou da massa de base, cortei umas estrelas para decorar este prato.



Se a vida te der limões... celebra! Que o limão é um fruto abençoado e serve para muito mais do que limonada...


2 comentários:

  1. Que aspecto maravilhoso! E já que há limões pode ser acompanhado com uma limonada ou com uma caipirinha, conforme o gosto e a idade!
    Beijokas!

    ResponderEliminar
  2. Antes de fazer minha limonada sólida juro que passei por aqui e fiquei doida pra fazer esta tarte, deliciosa, amo torta de limão, aliás, quase tudo com limão! Sua tarte ta muitissimo apetitosa!

    ResponderEliminar