segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Caixinhas de tesouros

Já tinha saudades de aqui vir... Estas férias forçadas, por culpa da máquina fotográfica que nunca mais chegava, pareciam não acabar... E eu com tantos docinhos para fazer! Agora é compensar o tempo perdido. A lista que já era extensa, mais parece não ter fim... Tantas receitas para experimentar e tão pouco tempo... O melhor é começar já!

Abro o frigorífico e vejo o que pode ser transformado agora. Hum! Um pouco disto e daquilo e ... já está! Sobremesa para dois! (Porque as pequenas olham de soslaio para tudo o que não seja de chocolate...)


MAÇÃ REINETA EM 

MASSA FOLHADA




 
Ingredientes (4 unidades)

Massa folhada congelada
2 maçãs reinetas
1 colher de café de canela em pó
2 colheres de sopa de amêndoa torrada laminada
2 colheres de sopa de miolo de noz picado
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
Mel ou xarope de Agave


Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Dispor as placas de massa folhada sobre uma tábua de cortar e deixar descongelar. Cortar a massa com a forma desejada - eu usei cortadores de bolachas. No centro, cortar a "tampa" com um cortador mais pequeno. Tudo isto para fazer cestinhos idênticos aos vol-au-vent. Levar a massa ao forno durante 25 minutos até que cresça.
Numa caçarola cozer a maçã reineta ligeiramente. Retirar para uma tijela e partir grosseiramente, misturando a canela em pó, a amêndoa e as nozes e o açúcar.
Retirar a massa do forno e destacar as "tampas". Rechear os "vol-au-vent" com a mistura de maçã, tapar com a tampa de massa e pincelar delicadamente com um pouco de mel ou de xarope de agave. Levar ao forno mais cinco minutos.




Quando saíram do forno reguei-os com um pouco mais de xarope de Agave e polvilhei com pouquinho açúcar de confeiteiro. 

Fica uma sobremesa leve, rápida e muito fácil.




São caixinhas escondidas, secretas para os demais, guardam bem os seus tesouros, de brilhantes e de ouro, de amores e cantos sós, doces segredos esquecidos, portas para mundos perdidos, 
tudo numa casca de noz.
M.C.M.

1 comentário:

  1. Parece simples e muito delicioso. É certamente uma sobremesa a experimentar!
    Continuem, pois voçês são uns autênticos chefs da alta cozinha.

    ResponderEliminar