sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Um amor de chocolate

Ultimamente ando virada para os clássicos, são fases.... O que os clássicos nos dizem é que, se chegaram aos dias de hoje, é porque valem a pena e porque são insubstituiveis. Também dei comigo a comprar uma edição de "Orgulho e Preconceito" da Jane Austen, mais um clássico. Deve ser mesmo uma fase! 

Tenho uma lista infindável de receitas para experimentar, e, a continuar deste modo, nunca terei de repetir uma receita... No entanto, esta nem é uma das receitas que encimam essa lista. Mas apeteciam-me tanto estes pequenos cofres de chocolate... E o tesouro que guardam lá dentro... mais chocolate!


PETIT GATEAU


Ingredientes (6 unidades)

200 g de chocolate em tablete
100 g de açúcar amarelo
3 ovos
1 colher de farinha
50 g de manteiga

Pré-aquecer o forno a 220ºC.
Derreter 100 g de chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas.
Misturar os ovos com o açúcar e bater. Adicionar a farinha e mexer até obter uma mistura homogénea. Verter a mistura de chocolate e envolver bem.
Untar e enfarinhar as formas e verter a mistura até 2/3 do seu volume.
Introduzir um quadrado de chocolate inteiro no centro de cada forma.
Levar ao forno bem quente durante 9 minutos.
Desenformar ainda quente e polvilhar com açúcar de confeiteiro.



Optei por uma apresentação simples mas podemos acompanhar o petit gateau com a famosa bolita de gelado, com creme fresco ou simplesmente com doce de fruta (laranja resulta muito bem).




É uma receita muito fácil de efectuar, mesmo muito fácil. É extremamente rápida, em 15-20 minutos temos os petit gateau já na fase inicial da digestão. E fazem cá um brilharete!!!




O coração derrete-se ao ver-nos...

Sem comentários:

Enviar um comentário