domingo, 22 de agosto de 2010

Estrelas do deserto

Esta receita é dedicada a todos aqueles que temem caír na tentação do açúcar e a todos aqueles para quem o açúcar deixou de ser um companheiro dos bons momentos  para passar a ser um perigoso predador, causador de muitas ídas à botica.

Apresento-vos um bolo delicioso, doce como qualquer outro, mas sem uma grama de açúcar. E sem edulcorantes... mas com Agave. O Agave é um xarope extraído de um cacto, muito utilizado no México, que não é mais que um adoçante natural, sem gordura e com um baixíssimo índice glicémico. Adoça muito eficazmente, sendo necessária uma pequena quantidade para atingir o mesmo efeito do comum açúcar. Parece mel mas não é, tem um doce menos intenso, uma cor mais límpida e uma consistência mais flúida. Pode adquirir-se nas lojas de produtos naturais (eu comprei no Celeiro, passo a publicidade).



BOLO DE MAÇÃ
COM AGAVE



Ingredientes

5 ovos
3 colheres de sopa de óleo
1/2 chávena de chá de xarope de Agave
1 e 1/2 chávenas de chá de farinha
1/2 chávena de chá de amido de milho
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal
3 maçãs 

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Bater os ovos durante 5 minutos na velocidade máxima. Adicionar o óleo e o xarope de Agave sem parar de bater. Juntar as farinhas, o fermento, a canela e o sal e envolver na massa até conseguir uma mistura homogénea.
Verter numa forma untada e enfarinhada.
Descascar e descaroçar as maçãs. Cortar em rodelas ou gomos (eu usei um cortador de massa com a forma de estrela) e dispor a maçã sobre a massa do bolo.
Levar ao forno durante 25 ou 30 minutos.

Desenformar depois de frio e regar com um pouco de xarope de Agave.




E estas estrelas, com cheiro de deserto, caem do céu e trazem desejos satisfeitos para todos os que sonham e acreditam. 



Sem comentários:

Enviar um comentário