domingo, 8 de agosto de 2010

Camadas de colheres

Foi há dias, ao ver o programa da Mafalda Pinto Leite (sempre com ideias dignas de registo), que me ficou a vontade de experimentar esta receita. A chef despachou um almoço para as amigas num piscar de olhos e fiquei com as receitas na memória, à espera da oportunidade certa. Ora, e quando a oportunidade não surge por si, lá temos nós de dar uma mãozinha...

Embora não seja adepta dos doces de colher, a verdade é que os últimos que confeccionei me têm ajudado a mudar de ideias. Longa vida à colher!

Esta receita não é exactamente a que a Mafalda Leite apresentou mas é a que a Mafalda Cardoso reteve e adaptou.


TRIFLE DE PÊSSEGO E 

FRUTOS SILVESTRES




Ingredientes

1 Pão de ló (usei de compra)
500 g de morangos
100 g de groselhas
100 g de mirtilos
100 g de amoras
1 pêssego
200 ml de natas (1 embalagem)
300 ml de queijo mascarpone (1 embalagem)
500 ml de leite
2 e 1/2 colheres de sopa de farinha Custard
13 colheres de sopa de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
Sumo de uma laranja
Amêndoas laminadas


Creme Custard

Dissolve-se a farinha Custard numa parte do leite e adiciona-se o restante leite, o pau de canela, a casca do limão e três colheres de sopa de açúcar. Numa caçarola, leva-se a lume médio até engrossar. Retira-se o pau de canela e a casca do limão. A receita original não inclui natas mas eu adicionei 100 ml de natas batidas para que o creme não ficasse com o aroma tão intenso a baunilha.



Creme de Mascarpone

Batem-se 100 ml de natas e, sem parar de bater, adiciona-se o queijo mascarpone, cinco colheres de sopa de açúcar e a essência de baunilha. Reserva-se.


Molho de Morangos

Lavam-se os morandos e cortam-se cerca de 250 g para uma caçarola. Polvilham-se com cinco colheres de açúcar e deixam-se maçerar em lume brando. Quando estiverem moles, trituram-se de modo a formar um molho espesso.



Montagem

Cortam-se fatias de pão-de-ló e espalham-se no fundo de uma taça de servir. Cobre-se com metade do molho de morangos. Espalha-se metade do creme de Mascarpone e, por cima, dispõem-se morangos cortados, alguns mirtilos, amoras e groselhas. Sobre os frutos dispõe-se nova camada de pão-de-ló, desta vez regado com o sumo de uma laranja. Espalha-se o creme Custard sobre o pão-de-ló e, sobre esta camada, dispõe-se o pêssego cortado em fatias finas. Sobre o pêssego, coloca-se nova camada de pão-de-ló, molho de morangos e o restante creme de Mascarpone. Decora-se com os restantes frutos vermelhos e, se apreciar, amêndoa laminada torrada.

Fica divinal!

Esta sobremesa serve-se fresca. Pode fazê-la de véspera que ainda fica melhor pois o pão-de-ló tem tempo para absorver todo o sabor da fruta. No entanto, guarde a decoração para o momento de servir.

Bons doces!

1 comentário:

  1. Engraçado, tb vi esse programa dela e tb experimentei esse doce e ficou divinal! As alterações parecem ser muito boas.

    Continua!

    Nuno

    ResponderEliminar