terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Troco o açúcar pelo sal

Normalmente são as sobremesas que me inspiram, que me apetece experimentar e às quais prefiro dedicar os meus minutos extra. No entanto, de vez em quando, deparo-me com um prato que me suscita curiosidade e que tenho mesmo de fazer porque suspeito que vai ficar muito bom ou porque é muito bonito e, como todos sabemos, os olhos também comem.

Desta vez encontrei uma receita neste blog e, embora estivesse preparada para a Bimby, resolvi tentar a versão Bimbyless... Para além das adaptações à cozinha tradicional, fiz também outros ajustes que me pareceram mais adequados à minha dispensa no momento.
Ficou muito boa, mesmo muito boa.


EMPADA RUSSA DE SALMÃO




Massa

360 g de Farinha
60 g de Azeite
80 g de Margarina
1 Colher de Chá de Sal
90 g de Água
1 Ovo para pincelar

Adaptar a peça de amassar na batedeira e colocar na taça a farinha, o azeite, a margarina amolecida e o sal. Amassar até começar a misturar. Adicionar a água aos poucos, sem parar de amassar até formar uma massa que se descola das paredes da taça.
Envolver em película aderente e reservar no frigorífico.

Recheio

1 Colher de Sopa de Azeite
2 Chávenas de Chá de Arroz Cozido
Sal e Pimenta
3 Ovos Cozidos
2 Cebolas Picadas
2 Dentes de Alho Picados
100 g de Cogumelos - usei Marron fresco
3 Postas de Salmão
Coentros Picados

Numa frigideira alourar a cebola e o alho no azeite. Deixar amolecer a cebola e adicionar os cogumelos cortados aos pedaços grosseiros. Cozinhar os cogumelos e reservar.
Retirar a pele e as espinhas do salmão, formando tranches inteiras e reservar.
Descascar os ovos cozidos e picar bem fino. Picar também os coentros.

Pré-aquecer o forno a 200 ºC.
Num tabuleiro espalhar um terço da massa de maneira a formar um rectângulo com cerca de 15cm por 25cm.
Sobre a massa espalhar o arroz deixando uma margem com cerca de 1cm de massa em volta. Sobre o arroz, verter a cebola com cogumelos. Dispor as tranches de salmão de modo a que cubram as camadas inferiores. Temperar a gosto com sal e pimenta. Espalhar o ovo e os coentros picados sobre o salmão. Podem usar-se outras ervas aromáticas a gosto.
Na bancada enfarinhada, estender a restante massa até que tenha tamanho suficiente para cobrir as camadas já elaboradas. Cobrir os ingredientes com massa e selar as margens pressionando com os dedos. Pincelar com gema batida e levar ao forno durante 20-25 minutos. 




Esta empada fica uma delícia e é uma forma diferente de apresentar salmão lá em casa. O peixe não fica tão enjoativo como quando é grelhado, os diferentes sabores fundem-se e o arroz fica temperado com todos os paladares que colocamos sobre ele. Não é tão difícil como pode parecer à primeira vista e, se tiverem restos de arroz ainda se torna mais fácil.

A decoração foi simplista, feita com um garfo, mas, se visitarem o blog original, podem ver outro tipo de decoração feita com massa que fica lindíssimo para apresentar numa festa ou num jantar. É, no fim de contas, um prato que rende bastante.
Recomendo vivamente!



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Mais um ano!

Ora bem, estamos de parabéns!! O BrilhanteGlacear faz hoje 4 anos! 4 ANOS!! Parece que foi ontem que nasceu a ideia...
Aproveito para agradecer aos fieis seguidores, aos visitantes fortuitos e a todos os amigos que partilham, inspiram e incentivam este projeto. Um beijinho especial para o meu "agente"!

Para celebrar este evento, acumulando com o meu próprio aniversário que foi há dias, presenteei os comensais cá de casa com uma receita de torta de coco à qual dei um look diferente. Tão fácil! Tão guloso!


FATIAS DE COCO





Bolo

3 Ovos
150 g de Açúcar
60 g de Coco Ralado
50 g de Margarina Derretida

Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Bater os ovos com o açúcar e adicionar os restantes ingredientes. 
Verter num tabuleiro pequeno forrado com papel vegetal e untado com margarina. Alisar e levar ao forno durante 20 minutos.
Retirar do forno e deixar arrefecer.




Recheio - Doce de Ovo

1 Gema
1 Colher de Sopa de Açúcar
1 Colher de Sopa de Leite

Numa caçarola pequena, levar a lume brando todos os ingredientes misturados, mexendo sempre até engrossar. Deixar arrefecer e reservar.

Cobertura - Chantilly

50 ml de Natas
1 Colher de Sopa de Açúcar em Pó

Bater bem as natas com as varetas até começar a engrossar e, nessa altura, misturar o açúcar em pó. Bater bem até conseguir a consistência de chantilly.

Montagem

Cortar o bolo em fatias do mesmo tamanho. Numa travessa de servir, dispor uma fatia, cobrir com doce de ovo, colocar outra fatia de bolo seguida de mais doce de ovo e, depois da terceira fatia de bolo, espalhar um pouco do chantilly. Repetir este processo até terminarem as fatias de bolo. 





Fica doce, fica húmido, fica decadente, fica de ficar a pensar...



domingo, 16 de fevereiro de 2014

Dou-te música

Faço muitos bolos de aniversário. Bolos decorados, mais ou menos criativos e mais ou menos coloridos. Todos diferentes porque não faço dois bolos iguais. Sempre com a opinião de quem celebra, os seus gostos e preferências. Mas quando sou eu a escolher, escolho sempre o mais diferente do bolo de aniversário convencional. Procuro mais no bolo de aniversário do que o bonito bolo com velas que está no centro da mesa. Provavelmente porque estou a ficar mais "crescida"... Para mim, o bolo com que celebramos a nossa vida deve representar-nos, reflectir-nos, arrancar-nos um sorriso. 
O meu marido fez anos... Parabéns!


TORTA DE CHOCOLATE




Torta


4 ovos
125g de açúcar
100g de farinha
25g de cacau em pó
3 colheres de sopa de água morna
1 colher de sopa de óleo
Açúcar em pó

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Com a ajuda da batedeira, bater as claras em castelo, adicionando 40 g de açúcar quando as claras começarem a ficar com espuma. Reservar.
Numa taça bater as gemas com o restante açúcar. Juntar o óleo e a água. 
Adicionar a farinha e o cacau envolvendo na mistura de gemas. Por fim, envolver as claras em castelo.
Verter a mistura no tabuleiro e levar ao forno durante 10 minutos.
Polvilhar a superfície do bolo com açúcar em pó peneirado de modo a cobrir toda a superfície. Tapar com um pano de cozinha limpo e desenformar para cima do pano.
Enrolar a torta ainda quente e deixar arrefecer enquanto se prepara o recheio.




Recheio

200 g de Creme de Manteiga (ver receita aqui)
50 g de Chocolate de culinária

Derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas e misturar bem no creme de manteiga.
Desenrolar a torta e rechear com o creme. Voltar a enrolar e refrigerar.


Cobertura

100 g de Chocolate de Culinária
1 Placa de Print ou Decalque para Chocolate

Derreter o chocolate e espalhar uniformemente sobre a placa de Print. Compro os prints para chocolate numa loja online chamada "Cenários Gulosos". Esta tinha o decalque de pauta musical e ficou tão giro!

Coração mole

Uma concha crocante envolve um recheio doce e suave, uma colherada cremosa traz o sabor forte do chocolate e o aroma terreno da avelã. Chocolate e Avelã... dê por onde der... não falha nunca.


CHARLOTTE DE CHOCOLATE COM AVELÃS



Ingredientes

1 Embalagem de Palitos de Champanhe
300 g de Chocolate de Culinária
50 ml de Natas
5 Folhas de Gelatina
1 Lata de Leite Condensado
50 g de Margarina
100 g de Avelãs Moídas
2 Claras

Derreter 200 g de chocolate com a margarina em banho-maria ou no micro-ondas. Numa taça com 2 colheres de sopa de água quente, dissolver as folhas de gelatina. Adicionar a gelatina ao chocolate e misturar bem. Juntar a lata de leite condensado. Envolver a avelã moída e por fim, as claras batidas em castelo. Reservar.
Forrar o fundo de uma forma de fundo amovível com papel vegetal. Dispor os palitos de champanhe (ou LaReine) de modo a forrar o fundo. Forrar também as laterais da forma com os palitos. Verter a mistura de chocolate no interior da forma preparada e levar ao frigorífico durante, pelo menos, 2 horas.



Derreter 100 g de chocolate com 50 ml de natas e misturar bem de modo a formar um molho cremoso. Verter sobre a Charlotte e salpicar com metades de avelãs.




Usar uma forma pequena, com cerca de 20 cm de diâmetro para que o doce fique pequeno mas alto. Decorar a gosto. Devorar com gosto!