terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Troco o açúcar pelo sal

Normalmente são as sobremesas que me inspiram, que me apetece experimentar e às quais prefiro dedicar os meus minutos extra. No entanto, de vez em quando, deparo-me com um prato que me suscita curiosidade e que tenho mesmo de fazer porque suspeito que vai ficar muito bom ou porque é muito bonito e, como todos sabemos, os olhos também comem.

Desta vez encontrei uma receita neste blog e, embora estivesse preparada para a Bimby, resolvi tentar a versão Bimbyless... Para além das adaptações à cozinha tradicional, fiz também outros ajustes que me pareceram mais adequados à minha dispensa no momento.
Ficou muito boa, mesmo muito boa.


EMPADA RUSSA DE SALMÃO




Massa

360 g de Farinha
60 g de Azeite
80 g de Margarina
1 Colher de Chá de Sal
90 g de Água
1 Ovo para pincelar

Adaptar a peça de amassar na batedeira e colocar na taça a farinha, o azeite, a margarina amolecida e o sal. Amassar até começar a misturar. Adicionar a água aos poucos, sem parar de amassar até formar uma massa que se descola das paredes da taça.
Envolver em película aderente e reservar no frigorífico.

Recheio

1 Colher de Sopa de Azeite
2 Chávenas de Chá de Arroz Cozido
Sal e Pimenta
3 Ovos Cozidos
2 Cebolas Picadas
2 Dentes de Alho Picados
100 g de Cogumelos - usei Marron fresco
3 Postas de Salmão
Coentros Picados

Numa frigideira alourar a cebola e o alho no azeite. Deixar amolecer a cebola e adicionar os cogumelos cortados aos pedaços grosseiros. Cozinhar os cogumelos e reservar.
Retirar a pele e as espinhas do salmão, formando tranches inteiras e reservar.
Descascar os ovos cozidos e picar bem fino. Picar também os coentros.

Pré-aquecer o forno a 200 ºC.
Num tabuleiro espalhar um terço da massa de maneira a formar um rectângulo com cerca de 15cm por 25cm.
Sobre a massa espalhar o arroz deixando uma margem com cerca de 1cm de massa em volta. Sobre o arroz, verter a cebola com cogumelos. Dispor as tranches de salmão de modo a que cubram as camadas inferiores. Temperar a gosto com sal e pimenta. Espalhar o ovo e os coentros picados sobre o salmão. Podem usar-se outras ervas aromáticas a gosto.
Na bancada enfarinhada, estender a restante massa até que tenha tamanho suficiente para cobrir as camadas já elaboradas. Cobrir os ingredientes com massa e selar as margens pressionando com os dedos. Pincelar com gema batida e levar ao forno durante 20-25 minutos. 




Esta empada fica uma delícia e é uma forma diferente de apresentar salmão lá em casa. O peixe não fica tão enjoativo como quando é grelhado, os diferentes sabores fundem-se e o arroz fica temperado com todos os paladares que colocamos sobre ele. Não é tão difícil como pode parecer à primeira vista e, se tiverem restos de arroz ainda se torna mais fácil.

A decoração foi simplista, feita com um garfo, mas, se visitarem o blog original, podem ver outro tipo de decoração feita com massa que fica lindíssimo para apresentar numa festa ou num jantar. É, no fim de contas, um prato que rende bastante.
Recomendo vivamente!



2 comentários:

  1. Essa empada ficou linda e em um recheio delicioso
    Gostei muito
    bj

    ResponderEliminar
  2. Mafalda está deve ser super deliciosa! no fim de semana vou experimentar, a Raquel ficou a babar se, Parabéns miúda .

    ResponderEliminar