domingo, 19 de janeiro de 2014

Torta de Baunilha e Frutos do Bosque

Nunca vos aconteceu ter de fazer algo que tivesse de ser perfeito e só acontecerem desastres? É que sempre que quero brilhar há qualquer coisa que corre mal... O forno avaria, o bolo não cresce, a receita não estava bem, pensava que tinha mais ovos... 

O que vos trago hoje também não foi excepção... O meu blog foi acolhido na lista de blogs recomendados pelo canal de televisão da FOX, o 24Kitchen!! Super, não é?  E para começar em beleza pensei, pensei e quanto mais pensava menos me ocorria. O que publicar para celebrar? Não pode ser muito básico... não pode ser demasiado pretencioso... tem de ser saboroso e tem de parecê-lo! Ai ai...

Depois, finalmente, conclui que devia continuar como se nada fosse... mais um dia na vida desta pasteleira amadora que tem um blogzito onde publica os bolitos e docitos que vai fazendo... Nada de mais...

Assim sendo, aqui fica uma receita que adoro fazer e que sai sempre bem. Com o recheio de frutos do bosque foi a primeira vez que fiz e ficou mesmo muito bom! Vale a pena dar-lhe uma oportunidade!


TORTA DE BAUNILHA COM 
RECHEIO DE FRUTOS DO BOSQUE




Torta

4 ovos
125g de açúcar
125g de farinha
1 vagem de baunilha
3 colheres de sopa de água morna
1 colher de sopa de óleo
Açúcar em pó

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Com a ajuda da batedeira, bater as claras em castelo, adicionando 40 g de açúcar quando as claras começarem a ficar com espuma. Reservar.
Numa taça bater as gemas com o restante açúcar. Juntar o óleo, a água e as sementes da vagem de baunilha. 
Adicionar a farinha envolvendo na mistura de gemas. Por fim, envolver as claras em castelo.
Verter a mistura no tabuleiro e levar ao forno durante 10 minutos.
Polvilhar a superfície do bolo com açúcar em pó peneirado de modo a cobrir toda a superfície. Tapar com um pano de cozinha limpo e desenformar para cima do pano.
Enrolar a torta ainda quente e deixar arrefecer enquanto se prepara o recheio.

Recheio

200g de manteiga
400g de açúcar em pó
2 colheres de sopa de água
4 colheres de sopa de coulis de frutos do bosque

Na batedeira bater bem a manteiga até ficar cremosa. Juntar o açúcar aos poucos. Adicionar a água e o coulis e bater até obter um creme homogéneo.

Montagem

Desenrolar a torta com cuidado e rechear com o creme. Eu ainda lhe juntei um pouco do coulis... estava tão bom! Voltar a enrolar e pronto!




Depois é só cortar umas fatias generosas e comer sem remorsos. Fica tão fofinha!

2 comentários:

  1. Parabéns Mafalda! São várias as receitas testadas deste seu brilhante blog e não me admira nada esta escolha do 24 kitchen!!!! Esta torta também será testada por mim brevemente e sei de antecedência que não me irei arrepender!
    beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Deve ser tão saboroso.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar