quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Feijoeiro mágico

E pensar que uma leguminosa tão chatinha podia fazer pratos tão deliciosos... A bela feijoada! Uau! A sopinha de feijão bem carregadinha! O arroz que faz parceria com as belas pataniscas! Ai fico por aqui que já jantei...
Magia, magia é quando se pega nestas vírgulas e se junta açúcar. Pronto ... é no que dá!


TARTE DE FEIJÃO




Ingredientes

5 folhas de massa filo
400 g de açúcar
250 ml de água
6 ovos
200 g de puré de feijão branco (1 lata pequena)
50 g de amido de milho (Farinha Maizena)
1 colher de chá de raspa de limão
1/4 de chávena de manteiga derretida

Levar ao lume o açúcar com a água e deixar ferver até obter uma calda espessa.
Bater os ovos e juntar o amido. Reduzir o feijão a puré e adicionar aos ovos, mexendo muito bem. Juntar a raspa de limão. 
Verter a calda em fio, mexendo sempre o creme.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Forrar uma tarteira com papel vegetal (ou com o papel que protege a massa filo) e dispor uma folha de massa. Pincelar com manteiga derretida e colocar nova folha. Repetir estes passos até ficar sem massa.
Verter o creme na tardeira e levar ao forno durante 40 minutos.
Deixar arrefecer e polvilhar com açúcar em pó... ou não.

Fica muito saborosa e crocante! Boa para o chá!


Sinto um ratinho...

Esta estava guardada na manga para uma ocasião especial. Desde que vi o filme que não me saiu da cabeça e, mais tarde ou mais cedo, teria de confirmar se um ratatui podia ser assim tão bom.

Normalmente, a ideia de ratatui é a de uma salada quente de legumes cortados que, no final, ficam todos mais ou menos com a mesma cor... Nunca achei muito apelativo... confesso.

Mas a Disney detém um grande poder sobre nós e o nosso sub-consciente. 

Baseado na receita de um ratinho chamado "Ratatui". Grande chefe!


RATATUI




Ingredientes

1 courgete
1 beringela
2 tomates
6 cogumelos
1 cebola
sal e pimenta
fio de azeite


Lavar os legumes. Cortar a beringela com a casca, em rodelas bem finas e dispôr sobre um tabuleiro forrado com papel de cozinha absorvente. Cobrir com outra folha de papel e deixar repousar por 30 minutos. Desta forma, a beringela não fica com o sabor tão amargo.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Cortar os restantes legumes em rodelas finas.
No fundo de uma travessa, verter um fio de azeite e começar a dispor as rodelas dos legumes de forma alternada. Polvilhar com sal e pimenta a gosto.
Levar ao forno durante cerca de 20-30 minutos, até cozinhar os legumes.




É um acompanhamento divinal e diferente. Faz um vistaço! E vale a pena, garanto!

domingo, 19 de janeiro de 2014

Torta de Baunilha e Frutos do Bosque

Nunca vos aconteceu ter de fazer algo que tivesse de ser perfeito e só acontecerem desastres? É que sempre que quero brilhar há qualquer coisa que corre mal... O forno avaria, o bolo não cresce, a receita não estava bem, pensava que tinha mais ovos... 

O que vos trago hoje também não foi excepção... O meu blog foi acolhido na lista de blogs recomendados pelo canal de televisão da FOX, o 24Kitchen!! Super, não é?  E para começar em beleza pensei, pensei e quanto mais pensava menos me ocorria. O que publicar para celebrar? Não pode ser muito básico... não pode ser demasiado pretencioso... tem de ser saboroso e tem de parecê-lo! Ai ai...

Depois, finalmente, conclui que devia continuar como se nada fosse... mais um dia na vida desta pasteleira amadora que tem um blogzito onde publica os bolitos e docitos que vai fazendo... Nada de mais...

Assim sendo, aqui fica uma receita que adoro fazer e que sai sempre bem. Com o recheio de frutos do bosque foi a primeira vez que fiz e ficou mesmo muito bom! Vale a pena dar-lhe uma oportunidade!


TORTA DE BAUNILHA COM 
RECHEIO DE FRUTOS DO BOSQUE




Torta

4 ovos
125g de açúcar
125g de farinha
1 vagem de baunilha
3 colheres de sopa de água morna
1 colher de sopa de óleo
Açúcar em pó

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Com a ajuda da batedeira, bater as claras em castelo, adicionando 40 g de açúcar quando as claras começarem a ficar com espuma. Reservar.
Numa taça bater as gemas com o restante açúcar. Juntar o óleo, a água e as sementes da vagem de baunilha. 
Adicionar a farinha envolvendo na mistura de gemas. Por fim, envolver as claras em castelo.
Verter a mistura no tabuleiro e levar ao forno durante 10 minutos.
Polvilhar a superfície do bolo com açúcar em pó peneirado de modo a cobrir toda a superfície. Tapar com um pano de cozinha limpo e desenformar para cima do pano.
Enrolar a torta ainda quente e deixar arrefecer enquanto se prepara o recheio.

Recheio

200g de manteiga
400g de açúcar em pó
2 colheres de sopa de água
4 colheres de sopa de coulis de frutos do bosque

Na batedeira bater bem a manteiga até ficar cremosa. Juntar o açúcar aos poucos. Adicionar a água e o coulis e bater até obter um creme homogéneo.

Montagem

Desenrolar a torta com cuidado e rechear com o creme. Eu ainda lhe juntei um pouco do coulis... estava tão bom! Voltar a enrolar e pronto!




Depois é só cortar umas fatias generosas e comer sem remorsos. Fica tão fofinha!

domingo, 5 de janeiro de 2014

E o sol brilha

Hoje de manhã o sol brilhava pela janela. Já tinha saudades desta imagem, desta sensação de calor que a luz nos traz, que nos aquece a alma e alegra o espírito. Amanhã até pode chover mas já ninguém me pode tirar o sol desta manhã.


BOLO DE LARANJA E AMÊNDOA

Há dias andava à procura de uma receita de bolo de laranja sem farinha e encontrei uma que, não sendo bem o que procurava, me deixou tentada. Confesso que sou muito fraca no que respeita a resistir à tentação do açúcar...




Ingredientes

3 laranjas
200 g de açúcar
6 ovos
250 g de amêndoa ralada
1 colher de chá de fermento em pó
25 g de margarina
3 colheres de sopa de açúcar (usei mascavado)



Num tacho, colocar as laranjas inteiras e cobrir com água. Levar ao lume e deixar cozer durante 2 horas em lume brando.
Pré-aquecer o forno a 160ºC.
Na liquidificara ou com a varinha mágica, bater os ovos com o açúcar. Adicionar as laranjas cozidas, uma de cada vez, e bater bem até obter uma mistura homogénea. 
Numa taça colocar a amêndoa ralada e o fermento em pó. Verter a mistura de laranja sobre a amêndoa e envolver bem.
Forrar uma forma redonda com papel vegetal.
Colocar a margarina no fundo da forma e levar ao forno durante alguns minutos até que a manteiga derreta. Espalhar o açúcar mascavado uniformemente sobre a margarina. Cortar uma laranja em fatias finas e dispor as fatias no fundo da forma, sobre a margarina e o açúcar. Verter a massa do bolo na forma e levar ao forno durante 1 hora e 15 minutos. Verificar a cozedura com um palito.
Retirar do forno e deixar arrefecer na forma durante 15 minutos. Desenformar com a base para cima.


Fica bem húmido e com um sabor intenso a laranja. Uma delícia para beber com uma chávena de café ou de chá. Ao sol ou não...


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Promessa cumprida

Olá! Olá! Viva 2014!!


Cá estou de volta à blogosfera! Tinha tantas saudades de teclar para todos os que me visitam!!

A minha ausência, longa e sentida, foi, apesar de tudo, bastante justificável... Malta, estive numa demanda de recuperação pós-parto! Sendo que o parto já ocorreu há quase sete anos... Mas agora estou de volta! Mais gira e mais magra. Bom, mais magra pelo menos...

Para começar o ano em beleza, testei uma receita que fazia parte do meu imaginário. Um lindo dia ao navegar no Youtube, tropecei no video de uma rapariguinha japonesa que apresentava um bolo de queijo, mais conhecido por cheesecake, que desafiava as leis da física de tão alto e leve que era. Nunca mais me saiu da cabeça e quando imaginei com que receita voltar ao blog, nem foi preciso pensar muito, foi fácil!


CHEESECAKE JAPONÊS




Podem encontrar-se várias receitas deste bolo fantástico na net, algumas com o nome de Souflé Cheese Cake outras com Cotton Cheesecake. Recorri a esta e não me arrependi. É, definitivamente uma receita para guardar e repetir sempre que puder. 

Cheesecake

400 g de queijo creme (usei magro)
60 g de açúcar
60 g de margarina
6 gemas
200 ml de natas (usei magras...)
10 ml de sumo de limão
1 c. de sopa de rum (é opcional e eu usei essência de baunilha)
80 g de farinha sem fermento
6 claras
100 g de açúcar (podemos cortar um pouquito)

Retirar os ingredientes do frigorífico uma hora antes de iniciar a confecção para que estejam à temperatura ambiente.
Forrar uma forma de mola com papel vegetal e cobrir o fundo da forma com folha de alumínio. O cheesecake vai ao forno num tabuleiro com água e o alumínio evita que a água entre na forma.
Pré-aquecer o forno a 160ºC. Colocar água a ferver. Um litro é suficiente.
Bater bem o queijo creme com o açúcar. Juntar a manteiga mole e continuar a bater. Adicionar de seguida as gemas e as natas. Juntar o sumo de limão e o rum (ou a baunilha) e bater mais um pouco. 
Peneirar a farinha e envolver no creme.
Bater as claras em castelo adicionando o açúcar aos poucos de modo a obter um merengue brilhante e firme.
Adicionar o merengue à massa em três vezes, sem bater, envolvendo cuidadosamente para não retirar o ar da mistura.
Verter a massa na forma e levar ao forno durante cerca de 45 minutos. Decorrido este tempo, reduzir a temperatura do forno para 150ºC e deixar cozer durante mais 15 minutos. Por fim apagar o forno, entreabrir a porta e deixar repousar por mais 15 minutos antes de retirar e desenformar sobre uma rede.




Na receita originar era sugerido que se pincelasse o cheesecake com compota de alperce. Foi o que fiz e ficou muito bom. Mas...
Este é um bolo com pouco doce e com uma textura bastante leve o que permite adicionar o sabor que se quiser. No dia seguinte fiz um coulis de frutos vermelhos que deu outra personalidade ao cheesecake. Ficou divinal!!! Imagino que com maracujá também fique maravilhoso. E se lhe quisermos dar um toque português é só entornar doce de ovos. 




Coulis de frutos do bosque

100 g de frutos do bosque congelados (ou frescos)
50 g de açúcar
100 ml de champagne (porque foi logo a seguir à passagem de ano... podem usar sumo de limão)
1 colher de sopa de margarina

Numa caçarola levar todos os ingredientes ao lume e deixar ferver durante uns minutos, até dissolver o açúcar e amolecer as frutas. Passar tudo com a varinha mágica e coar para retirar as grainhas. Está pronto!




Apenas uma palavra... WOW!

Nada mau para o regresso, hein?
Até breve!