segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Orgulho de pêra

Sempre que vejo a fruta perder a graça na fruteira e ganhar aquele ar de intocável, começo a pensar que é uma pena, que a vida está tão cara e que se deve evitar o desperdício, que existem tantas pessoas que gostariam de ter uma pecita de fruta para comer, enfim... resumindo, fico "tocada".

O destino mais prático para essa fruta, sem contar com o balde, é fazer compota. O problema da compota é que, se não houver quem a coma, mais tarde ou mais cedo vai ter o destino inevitavel. A maneira que encontrei para ultrapassar o problema da fruta sem graça vs compota com culturas foi a de procurar receitas cujo ingrediente principal seja o dito ingrediente. Basta aceder à World Wide Web e descobrir um sem-fim de receitas dedicadas a esse ingrediente. Não falha! Há receitas com todos os ingredientes que estão a mais na despensa ou a caducar na validade. Esta receita foi resgatada daqui.

A história das minhas pêras é muito semelhante a esta. Compram-se pêras com óptimo aspecto. Talvez em maior quantidade do que seria realmente necessário. Não passamos os dias a comer pêras e, no fim, sobram três ou quatro exemplares que, com o passar dos dias, vão ficando cada vez menos atraentes... Mas como a verdadeira beleza está no interior, aqui a vossa amiga descasca as pêritas e trata de lhes dar um destino digno. Aquele para a qual elas foram criadas. A nossa barriga!


BOLO AO CONTRÁRIO DE PÊRAS

COM XAROPE DE ÁCER





Calda

45 g de manteiga
1/4 de chávena de chá de xarope de ácer (Maple Syrup)
1/4 de chávena de chá de açúcar mascavado
3 pêras

Numa caçarola, juntar a manteiga, o xarope de ácer e o açúcar mascavado e levar a lume médio até dissolver o açúcar. Reduzir para lume brando e cozinhar durante mais dois minutos para engrossar um pouco a calda.
Esta calda pode ser substituida por caramelo.





Bolo

120 g de manteiga amolecida
3/4 de chávena de chá de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
2 ovos
1 e 1/2 chávenas de chá de farinha
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
Pitada de sal
1/2 chávena de chá de leite

Pré-aquecer o forno a 180ºC. 
Numa taça bater muito bem a manteiga com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e fôfa. Adicionar os ovos e a essência de baunilha e mexer bem.
Numa outra taça, misturar a farinha com o fermento e o sal. Juntar a farinha à massa alternando com o leite e batendo entre cada adição.

Verter a calda numa forma redonda e espalhar de forma a cobrir toda a superfície da forma. Descascar, descaroçar e fatiar as pêras. Dispôr as rodelas a gosto no fundo da forma. Verter a massa sobre as pêras e espalhar. Levar ao forno durante 40 minutos. Não deixar arrefecer na forma. Desenformar para o prato de serviço ainda quente.



E temos umas pêras orgulhosas!!


1 comentário:

  1. Adoro bolos invertidos! A pera confere ao bolo uma umidade extra, parece delicioso!

    ResponderEliminar