Entra pelas nossas casas lá pelo final do ano, bem vestido e coberto de joias, com uma altivez de fazer inveja. É o Rei. Longa vida ao Rei! Mas longa vida é só algo que se diz da boca para fora, porque na verdade, a vida deste rei está por um fio, o da navalha. Fatia a fatia lá vai o rei... da boca para dentro! Em breve, nada sobra, nem os rubis nem as esmeraldas que o cobrem ficam para contar a história...
BOLO REI
Ingredientes
550 g de farinha sem fermento
55 g de manteiga
200 g de açúcar
50 ml de leite
3 ovos
100 g de passas
150 g de frutas cristalizadas aos cubos
50 g de pinhões
50 g de amêndoas
50 g de avelãs
50 ml de aguardente (usei vinho do Porto branco)
20 g de fermento fresco
Pitada de sal
Numa taça colocar 110 g de farinha e adicionar o fermento diluido no leite morno. Amassar e reservar, deixando fermentar durante duas horas.
Peneirar a restante farinha para uma taça grande. Fazer um buraco no meio e colocar o sal, o açúcar, os ovos batidos, a manteiga derretida, as frutas cristalizadas e as frutas secas. Juntar tudo e adicionar a massa com o fermento. Amassar e reservar durante quatro horas.
Pré-aquecer o forno a 160ºC.
Juntar a aguardente ao bolo e tender. Formar o bolo rei num tabuleiro untado. Decorar com frutas cristalizadas a gosto e com açúcar de confeiteiro. Pincelar com ovo e levar ao forno durante 50 minutos.
Uma vez cozido, retirei do forno e pincelei com geleia de marmelo para um brilho especial.
Agora só falta a chávena de chá quentinho ou o cálice de Vinho do Porto.
FESTAS FELIZES!!
FICOU PERFEITO E ESSA FATIA JÁ IA MAS PARA MIM ERA COM UM CAFÉ...QUE DELICIA.
ResponderEliminarBOA SEMANA
BJS