terça-feira, 10 de maio de 2011

Faz bem aos olhos

A inspiração é uma coisa curiosa. Pensamos que a vamos buscar mas é ela que nos encontra. Está ali parada à nossa frente até tropeçarmos naquela ideia genial que nos faltava. Por vezes dizemos que a inspiração é divina, quando não fazemos a mais pálida ideia de onde é que ela veio... outras vezes inspiramo-nos em pessoas, lugares, outras ideias, ideias de outros. Mas há sempre um factor à mistura que influencía a nossa inspiração, ou que nos faz dar de caras com uma ideia. A necessidade!

Pois eu senti a necessidade de me ver livre de uma grande quantidade de cenouras que tinha em casa. Normalmente a minha inspiração é potenciada pela minha necessidade de me livrar de algum ingrediente excedente ou caduco. E assim veio esta ideia ter comigo através da excessiva aquisição de cenouras. O mundo tem destas coisas!


TORTA DE CENOURA COM 

GANACHE DE CHOCOLATE


Torta

500 g de cenouras
400 g de açúcar amarelo
6 ovos
Raspa de uma laranja
Pau de canela
125 g de farinha

Cozer as cenouras, cortadas aos cubos, com o pau de canela. Retirar o pau de canela, reduzir a puré e reservar.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça, bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura espumosa. Misturar o puré de cenoura, a raspa de laranja e a farinha. Misturar até obter uma mistura homogénea.
Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e untar com margarina. Verter a mistura no tabuleiro e levar ao forno durante cerca de 20 minutos.




Ganache de chocolate

100 g de chocolate
100 ml de natas
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

Misturar os ingredientes numa taça e levar ao micro-ondas durante 2 minutos em potência média. Misturar tudo até conseguir um creme brilhante.
Desenformar a torta sobre um pano de cozinha húmido e coberto com açúcar. Cobrir a torta com a ganache e enrolar com a ajuda do pano. Manter a torta enrolada no pano e levar ao frigorífico durante 30 minutos.


"A beleza agrada apenas os olhos
É a doçura nos modos que encanta a alma."

Voltaire

Sem comentários:

Enviar um comentário