quarta-feira, 25 de maio de 2011

Chocolate ao cubo

Há muito que alimentava uma curiosidade infantil em redor da manteiga de amendoim. Desde pequena que, nas séries americanas, a grande delícia ao lanche se fazia com a sandocha de manteiga de amendoim e geleia... e aquilo soava-me estranhamente apetitoso, curiosamente delicioso. No entanto, não tinha experimentado até agora. O veredicto... é sofrível... tem o seu je ne sais quoi! Mas em americano...

Já o que fiz com o que sobrou desta experiência, (que a manteiga de amendoim vem em frascos grandotes) é que foi um verdadeiro achado! Uma deliciosa receita que encontrei aqui e que já consta do meu livrito de receitas a repetir várias vezes.


BROWNIE DE NUTELLA E 

MANTEIGA DE AMENDOIM



Ingredientes

1 chávena de manteiga derretida
2 chávenas de açúcar
2 colheres de chá de essência de baunilha
4 ovos
1 chávena de farinha
3/4 de chávena de chocolate em pó
Pitada de sal
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 chávena de chá de Nutella
1/2 chávena de chá de manteiga de amendoim


Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça juntar a farinha, o chocolate em pó, o fermento em pó e o sal. Misturar e reservar.
Numa caçarola levar a manteiga, o açúcar e a essência de baunilha a lume brando até o açúcar se dissolver. Então juntar um ovo de cada vez misturando bem e, por fim, adicionar a mistura de farinha e chocolate. Mexer bem até conseguir uma mistura homogénea e reservar.
Numa taça juntar o creme Nutella e a manteiga de amendoim e levar ao micro-ondas, na potência média, durante um minuto e meio, até derreter os cremes. Misturar e juntar ao preparado anterior.
Forrar um tabuleiro de aproximadamente 40x30 com papel vegetal e untar com manteiga. Verter a massa no tabuleiro e levar ao forno durante cerca de 30 minutos. Uma vez cozinhado, retirar do forno e deixar arrefecer bem antes de cortar.

Não fazia parte da receita mas eu espalhei sobre a massa crua pepitas de chocolate (pode ser chocolate partido em pequenos bocados).




E VIVA LA FIESTA!!


1 comentário:

  1. Que dupla maravilhosa! Nutella e manteiga de amendoim, casamento perfeito! Deve estar muito bom!

    ResponderEliminar