sábado, 29 de dezembro de 2012

Cookies for Christmas

Bolachinhas para o Natal!!! Afinal a crise tem um lado positivo e esse foi o revelar de tantas capacidades ocultas nas pessoas! Nunca antes eu tinha ouvido tantas pessoas comentar que iriam oferecer bolachinhas, bolinhos ou compotas aos familiares e amigos. Digo-vos já que sempre foi o meu presente preferido! Amigos, podem sempre oferecer-me um saquinho de docinhos, um pacotinho de biscoitos ou uma garrafinha de licor. Maravilhas!!! Este ano recebi uma prenda originalíssima. Uma prima ofereceu-me um frasco com os ingredientes para eu fazer os biscoitos, com uma receita anexa que dizia como proceder. Eu fiquei encantada! ADOREI!!! E já fiz as bolachas. A minha filha mais nova anda com uma na mão agora! Não as largam, são óptimas! Estou só à espera de ter o resto da fórmula mágica que vinha no frasco para poder partilhar! Uma ideia fabulosa!

Também eu aderi ao clube "Oferece o que sabes fazer!". Ofereci a alguns amigos uns saquinhos com biscoitos de limão ou umas caixinhas pequenas com uns docinhos de amêndoa. Querem espreitar?


BISCOITOS DE LIMÃO




Ingredientes

2 ovos 
175g de açúcar amarelo
175g de manteiga derretida
300g de farinha com fermento
300g de farinha sem fermento
Raspa de um limão
30 ml de sumo de limão

Numa taça bater os ovos com o açúcar. Adicionar a raspa e o sumo de limão, bem como a manteiga derretida. Por fim, adicionar as farinhas, aos poucos. 
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Formar os biscoitos dando-lhes a forma que quizer. Podem ser redondos, compridos, como mais gostar. Eu fiz roscas.
Colocar sobre um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Levar ao forno durante cerca de 12 - 15 minutos, só até ficarem lourinhos.
Para decorar estas bolachas eu passei-as por açúcar corado ou por açúcar com canela antes de irem ao forno.

Tão fácil!!!



QUEIJINHOS DE AMÊNDOA



Ingredientes

460g de amêndoas raladas
1 chávena de chá de açúcar
1 colher de sopa de raspa de limão
2 ovos
1/2 chávena de chá de açúcar
1/2 chávena de chá de água
Açúcar em pó


Numa tigela, misturar a amêndoa com o açúcar e a raspa de limão. Adicionar os ovos batidos e mexer até obter uma mistura moldável. 
Dividir a massa em 3 partes iguais. Com cada uma das partes formar um rolo com cerca de 3 cm de diâmetro. Enrolar os rolos em película aderente e reservar no frigorífico durante cerca de meia hora.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Retirar do frigorífico e desenrolar. Cortar rodelas com cerca de um cm de espessura. Colocar as rodelas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Estes bolinhos não crescem, por isso não necessitam de muito espaço entre eles.
Levar ao forno durante 15 minutos.
Retirar do forno e deixar arrefecer.

Enquanto os bolinhos cozinham, fazer a calda, levando ao lume uma caçarola com a água e a meia chávena de açúcar. Deixar ferver durante cerca de 4 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer.

Dispôr a calda de açúcar numa taça. Colocar uma outra taça com açúcar em pó na bancada.
Passar cada bolinho pela calda de açúcar e, depois, pelo açúcar em pó. Envolver bem no açúcar e voltar a dispôr o bolinho no tabuleiro para que seque. Deixar secar de um dia para o outro. 
Estes bolinhos assemelham-se a queijinhos e, com o tempo, ficam mais húmidos e macios por dentro.
Uma verdadeira iguaria, muito fácil de fazer!!





Depois é só dar-lhe alguma graça de Natal e temos uma lembrança para oferecer àqueles a quem queremos agradecer um ano cheio de partilhas.




FESTAS FELIZES MEUS AMIGOS!!!


1 comentário:

  1. Gostei de ambos mas o de amêndoa são irresistiveis...adorei.
    Desejo-te um FELIZ 2013.
    bj

    ResponderEliminar