domingo, 14 de outubro de 2012

5 Dúzias de Anos

A avó fez anos! Foi dia de celebrar com muitos beijinhos, desenhos, ramos de folhas secas e uma doçura. Nada de presentes que a avó é alérgica a essas coisas e acho que todos os presentes que lhe oferecemos até hoje estão juntos numa arca. Provavelmente ainda embrulhados...

O que vale mesmo é a companhia. Aparecemos de surpresa para jantar, e assim não teve de passar o dia a cozinhar para nós. A sobremesa ficou a nosso cargo e os parabéns foram meio cantados meio tocados, numa versão erudita das netas. Se fosse eu, não precisava mais nada...


TORTA DE CENOURA COM
RECHEIO DE GANACHE
DE CHOCOLATE




Ingredientes

75gr de farinha
50gr de farinha maizena
500gr de polpa de cenoura (cerca de 5 cenouras médias)
400gr de açúcar
4 ovos


Cozer as cenouras e reduzi-las a puré. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Bater bem o açúcar com os ovos até conseguir uma mistura cremosa. Adicionar a polpa de cenoura mexendo bem. Por fim, juntar as farinhas, envolvendo bem todos os ingredientes.
Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetar e verter a massa alisando a superfície.
Levar ao forno durante cerca de 20 minutos. 
Retirar do forno e desenformar sobre um pano de cozinha húmido e polvilhado com açúcar. 


Ganache de chocolate

1/2 chávena de chá de natas
200 g de chocolate de culinária
1/2 chávena de leite condensado

Numa taça que possa ir ao micro-ondas, verter as natas e partir o chocolate em pedaços. Colocar no micro-ondas durante 30 segundos na potência média. Retirar e mexer bem até o chocolate estar completamente derretido. Se necessário, voltar a colocar no micro-ondas por mais uns segundos. Quando o chocolate estiver derretido verter o leite condensado e mexer bem até conseguir um creme brilhante. 
Verter a ganache sobre a torta e enrolar com a ajuda do pano de cozinha. Levar enrolado ao frigorífico por cerca de 30 minutos. 
Retirar do pano e colocar num prato. Decorar a gosto.





E vê-se logo que estamos no Outono...


1 comentário: