segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cupcakes 5 - Dieta 0

Voltar ao duelo dos cupcakes traz algum saudosismo à pasteleira. Verdade seja dita que os bonitos bolinhos decorados não fazem parte das preferências cá de casa. São os queques simples que se vêm devorados vorazmente e não os que ostentam cornucópias de cremes coloridos e salpicos adoráveis. Estes últimos apenas prometem o regozijo dos olhos e o enjoo do estômago... No entanto, nunca resisto a decorar dois para mostrar...


CUPCAKES DE CHOCOLATE COM BUTTERCREAM




Ingredientes

1 chávena de chá de açúcar
1 iogurte (usei dos cremosos com pedaços de amora)
1/2 chávena de chá de manteiga
1/2 chávena de leite condensado
1/2 chávena de chá de chocolate em pó
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
2 ovos

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa caçarola colocar o iogurte, o leite condensado, a manteiga e o açúcar. Levar a lume brando e mexer bem até que a manteiga e o açúcar estejam derretidos. Retirar do lume e deixar arrefecer por 5 minutos. Juntar os ovos batidos, em fio e mexendo sempre para que não cozam.
Peneirar a farinha e o fermento para uma taça e juntar a mistura doce, envolvendo bem. 
A massa fica consistente.
Forrar formas de queques com copinhos de papel e verter uma colherada de massa em cada copinho. Não ultrapassar os 2/3 da capacidade com massa.
Levar ao forno durante 15-20 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer bem antes de decorar.


Buttercream ou creme de manteiga (Esta quantidade dá para decorar 3-4 cupcakes) - fiz pouquinho

1/4 de chávena de chá de manteiga
1 e 1/2 chávenas de chá de açúcar em pó
Pitada de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sobremesa de natas
Corante alimentar

Na batedeira, bater a manteiga à temperatura ambiente até que se apresente em creme. Adicionar o açúcar e bater devagar até que o açúcar esteja incorporado. Aumentar a velocidade da batedeira para fazer maior volume no creme. Juntar o sal, a baunilha e as natas. Bater bem. Se o creme não tiver a consistência desejada basta acrescentar mais açúcar. No final, adicionar o corante alimentar mexendo bem para uniformizar a cor.
Coloca-se o creme num saco de pasteleiro com bico grande em estrela e decoram-se os cupcakes. Aplicam-se salpicos a gosto. Usei drageias de chocolate branco.





As caixas comprei-as na loja de decoração de bolos "AtlanticAsh". 
Não são lindas???


domingo, 14 de outubro de 2012

Mal por Bem

Sabem como adoro fazer brioche e scones e arrufadas e todas essas delícias lêvedas que acrescentam quilos aos anos e me tornam cada vez mais parecida com a minha avó... Ora no outro dia, depois de horas a levedar uma massa fôfa (e enquanto fazia pizzas e um brownie para o pequeno Gabriel) lá me esqueci do brioche no forno e, só quando me cheirou a doce torrado é que o meu coração sobressaltado se recordou do descuido... Resultado: um brioche seco que não fez justiça ao trabalho nele envolvido... 

Mas se julgam que a história termina assim, sem reviravolta ou sem mais argumento, enganam-se. Do brioche torrado, qual Fénix renascida, surge um pudim que, esse sim, justificou as horas de trabalho do fermento. Uma receita destas pode ser a salvação de qualquer pão, doce ou não, que não suba às expectativas dos seus comensais. 


PUDIM DE BRIOCHE COM UVAS




Ingredientes

12 fatias de brioche (pode ser pão, brioche feito em casa ou de compra, bolo seco, etc.)
Manteiga q.b.
3 ovos
  • 1 e 1/4 chávena de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 e 1/2 chávenas de leite
  • 1 Iogurte (usei um cremoso com amoras)
  • Uvas inteiras

  • Pré-aquecer o forno a 160ºC.
  • Untar um pirex de forno com manteiga e dispôr as fatias de brioche no tabuleiro como desejar. Podem colocar-se lado a lado ou partidas aos bocados ou ainda cortadas aos cubos. Eu untei as fatias com um pouco de manteiga.
  • Numa taça, bater os ovos com o açúcar e adicionar os restantes ingredientes (excepto as uvas), misturando bem. 
  • Verter o creme sobre as fatias de brioche deixando ensopar bem e calcando um pouco o pão para que este absorva o máximo de líquido possível.
  • Dispôr alguns bagos de uva sobre o pudim, calcando-os bem. 
  • Levar ao forno durante 45 minutos. Retirar e deixar arrefecer. Polvilhar com açúcar e, se gostarem, com um pouco de canela.






É um pudim muito fácil de fazer e que resolve uma série de empecilhos como o excesso de pão de sobra ou a necessidade de uma sobremesa diferente para rematar um jantar com amigos. Este pudim rende muito, dependendo, é claro, das vezes que se repete...



5 Dúzias de Anos

A avó fez anos! Foi dia de celebrar com muitos beijinhos, desenhos, ramos de folhas secas e uma doçura. Nada de presentes que a avó é alérgica a essas coisas e acho que todos os presentes que lhe oferecemos até hoje estão juntos numa arca. Provavelmente ainda embrulhados...

O que vale mesmo é a companhia. Aparecemos de surpresa para jantar, e assim não teve de passar o dia a cozinhar para nós. A sobremesa ficou a nosso cargo e os parabéns foram meio cantados meio tocados, numa versão erudita das netas. Se fosse eu, não precisava mais nada...


TORTA DE CENOURA COM
RECHEIO DE GANACHE
DE CHOCOLATE




Ingredientes

75gr de farinha
50gr de farinha maizena
500gr de polpa de cenoura (cerca de 5 cenouras médias)
400gr de açúcar
4 ovos


Cozer as cenouras e reduzi-las a puré. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Bater bem o açúcar com os ovos até conseguir uma mistura cremosa. Adicionar a polpa de cenoura mexendo bem. Por fim, juntar as farinhas, envolvendo bem todos os ingredientes.
Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetar e verter a massa alisando a superfície.
Levar ao forno durante cerca de 20 minutos. 
Retirar do forno e desenformar sobre um pano de cozinha húmido e polvilhado com açúcar. 


Ganache de chocolate

1/2 chávena de chá de natas
200 g de chocolate de culinária
1/2 chávena de leite condensado

Numa taça que possa ir ao micro-ondas, verter as natas e partir o chocolate em pedaços. Colocar no micro-ondas durante 30 segundos na potência média. Retirar e mexer bem até o chocolate estar completamente derretido. Se necessário, voltar a colocar no micro-ondas por mais uns segundos. Quando o chocolate estiver derretido verter o leite condensado e mexer bem até conseguir um creme brilhante. 
Verter a ganache sobre a torta e enrolar com a ajuda do pano de cozinha. Levar enrolado ao frigorífico por cerca de 30 minutos. 
Retirar do pano e colocar num prato. Decorar a gosto.





E vê-se logo que estamos no Outono...