Aqui fica mais uma receita da fabulosa biblia da casa Hermes, grandes mestres chocolateiros... A intenção era publicar a receita antes da Páscoa mas... bem... não deu, por isso publico agora. A vantagem deste doce, para além de ser "tãooooo bom" é o facto de render bastante. É optimo para festas de aniversário e pode ser cortado em rectângulos ou pequenos quadrados. Pode render 24 barras ou 50 quadraditos. Maravilha!!!
BARRAS DE CHOCOLATE,
CARAMELO E AMENDOIM
Base:
225 g de farinha sem fermento
1/2 colher de chá de fermento em pó
150 g de chocolate partido em bocados
115 g de manteiga
50 g de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de amêndoa ralada
Pré-aqucer o forno a 160ºC.
Numa tigela, peneirar a farinha com o fermento. Juntar a manteiga fria, cortada em cubos e misturar na farinha com os dedos até obter uma mistura semelhante a migalhas. Juntar o açúcar. Adicionar a amêndoa e o chocolate derretido. Misturar até obter uma massa semelhante à da massa das bolachas.
Cobrir um tabuleiro com cerca de 30x20 cm com papel vegetal e espalhar a mistura. Alisar com uma espátula ou colher. Levar ao forno por 25 minutos.
Cobertura:
175 g de manteiga
115 g de açúcar fino
30 ml de xarope de glucose
175 ml de leite condensado
150 g de amêndoins ou avelãs (usei amêndoins salgados e "conguitos")
225 g de chocolate aos pedaços
Numa caçarola, aquecer a manteiga, o açúcar, o xarope de glucose e o leite condensado até que o açúcar derreta. Deixar cozinhar até dourar e juntar os amêndoins.
Verter sobre a bolacha já fria. Alisar com uma espátula ou colher. Deixar solidificar no frigorifico.
Derreter o chocolate e espalhar sobre o biscoito frio.
Eu usei um transfer para chocolate que coloquei enquanto o chocolate ainda estava quente. Retira-se o tapete de silicone quando o chocolate arrefece.
Corta-se e come-se.
Simples.
Que delícia! Não aprecio derivados de chocolate, só mesmo em bruto, o negro sou mesmo ciciada. esta receita tem apresentação e aspecto deliciosos! Vou tentar a versão sem glúten!
ResponderEliminar