quarta-feira, 28 de março de 2012

Que fofinho!

Este mês tem sido tão cansativo... A gripe tem feito turnos consecutivos cá em casa e as noites mal dormidas começam a provar que afinal fazem estragos. A paixão pelo balcão da cozinha não morreu mas adormeceu sobre o livro e tem sido difícil manter o padrão de exigência que me propuz desde o início. 

Desculpas à parte. Este foi também o mês para celebrar uma das datas mais importantes da minha vida. O nascimento da minha filhota mais crescida. A minha pequenita fez oito anos (wow) e as festas sucederam-se como combinado. A grande falha ficou na dedicação à fotografia. Esta ficou para último plano... E pelo facto aqui ficam as minhas desculpas...

Este foi o bolito que fiz para festejar o aniversário em casa, com os parentes mais próximos e ficou muito fofinho e bonito. Pena a fotografia não fazer justiça...


BOLO COR DE ROSA





Bolo

1/2 chávena de chá de manteiga
2 chávenas de chá de açúcar
3 chávenas e meia de farinha
1 colher de chá de sal
3 colheres de chá de fermento em pó
1 chávena e meia de água fria
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 colher de chá de essência de amêndoa
4 claras
Corante alimentar (cor de rosa)

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Na batedeira, bater muito bem a manteiga mole com o açúcar até obter uma mistura arejada. Numa taça, peneirar todos os ingredientes secos. Adicionar a mistura de ingredientes secos à manteiga alternadamente com a água fria misturada com as essências. Bater bem entre cada adição, começando com uma velocidade baixa e aumentando gradualmente.
Bater as claras em castelo e envolver na massa delicadamente.
Dividir a massa em quatro partes iguais em quatro taças. Na primeira taça não se adiciona corante pelo que pode ser vertida directamente para uma forma de mola (usei a mais pequena de 21 cm de diâmetro) forrada com papel vegetal. Vai ao forno durante cerca de 15 minutos.
Na segunda taça de massa adiciona-se um pouco de corante cor de rosa. O corante adiciona-se aos poucos até se obter a cor pretendida. É possível acrescentar mais cor mas não é possível retirar...
A operação repete-se para todas as porções de massa com o objectivo de consequir quatro camadas com diferentes intensidades de cor. Eu usei a mesma forma para cozer cada camada para conseguir camadas uniformes.
Deixar arrefecer as camadas de bolo antes de rechear o bolo.


Recheio

1 chávena e meia de natas para chantilly (compro da marca BiancoBrio numa loja de pastelaria)
1/2 chávena de chá de açúcar em pó
1/2 colher de chá de aroma de framboesa

Juntam-se os ingredientes na taça da batedeira e batem-se até obter um creme consistente.




Montagem

No prato de serviço, colocar a camada de bolo com a cor mais intensa. Cobrir com creme e dispôr a camada seguinte, repetindo a operação até à última camada de bolo. Cobrir todo o bolo com uma fina camada do creme, apenas o suficiente para garantir que a pasta de açúcar vá aderir ao bolo. Reservar.
Decorar com pasta de açúcar a gosto ou com o mesmo creme do recheio.


O bolo conquista-nos pela retina, intriga-nos e envolve-nos pelo aroma e, no final, ocupa o seu lugar na nossa memória...

3 comentários:

  1. Fofinha tá um espetaculo! Como sempre a perfeição , és uma artista escondida do estrelato! Parabéns à filhota e aos papás! Bjnhos ( um pouco atrasados).

    ResponderEliminar
  2. Fofa! Como sempre um espetáculo de bolo. Uma artista escondida do estrelato! Parabéns atrasados a piquena e aos papás! Bjnhos.

    ResponderEliminar
  3. O blog tem receitas muito interessantes, parabéns. Este bolo está lindo.
    Ana
    http://pequenasdeliciasmfp.blogspot.pt

    ResponderEliminar