quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Doce como mel

Ai que saudades.....
A ausência prolongada aguçou-me o apetite por coisas doces. Isso e a chuvinha... O Outono é a minha altura do ano preferida para a doçaria. Parece que agora apetece sempre um bolinho... uma sobremesa... um pequeno conforto.

Como já não publicava nada há muito tempo, não posso recomeçar com uma receita muito complicada. Mesmo porque posso fazer uma distensão muscular... Por isso resolvi celebrar o meu regresso à blogosfera com um clássico de todos nós.


BOLO DE MEL





Ingredientes


5 ovos
1 chávena de chá e meia de açúcar
1/2 chávena de chá de mel (usei da alfarrobeira porque ADORO!)
Raspa de um limão
1/4 de chávena de chá de óleo (usei de coco porque sim)
2 chávenas de chá de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 chávena de chá de "buttermilk" ou coalho de manteiga - encontrei à venda no Lidl esta semana e tive de experimentar. Até hoje tenho feito o coalho em casa (1 chávena de leite e 1 colher de sopa de sumo de limão)


Ora bem... 
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar e enfarinhar uma forma de buraco.
Bater muito bem os ovos com o açúcar até que a mistura fique clara e muito fofa. Juntar o mel e a raspa de limão sem bater. Incorporar o óleo. Envolver a farinha e o fermento. Por fim, juntar o buttermilk ou coalho e envolver.
Verter a massa na forma e levar ao forno durante cerca de 40 minutos. Verificar a cozedura e retirar do forno. Deixar arrefecer por 10 minutos antes de desenformar. 
Decorar a gosto ou não decorar de todo!





Fica muito fofinho e com aquele cheirinho a bolo de mel que enche a casa. Pede um chá com toque de limão, um livro e um bocadinho de tempo para apreciar.
E ficamos prontos para o resto do dia.




E agora o mais difícil é... decidir o que fazer a seguir...
Sugestões?


1 comentário: