domingo, 6 de janeiro de 2013

A época da maçã

Se há um fruto que passa despercebido todo o ano é a maçã. Discretamente na fruteira ou no frigorífico, a maçã lá vai passando como fruto mais ou menos apreciado. Se nos perguntam se gostamos de maçã, todos (ou quase todos) dizemos que sim, é claro! Mas se nos colocarem a questão de outra maneira, se nos perguntarem qual a nossa fruta preferida, raros são aqueles que se afirmam categoricamente fãs da redonda amiga. Eu posso incluir-me nesse grande grupo de pessoas que preferem outra fruta mas não passam sem a maçã...

A verdade é que a maçã, por ser tão discreta e banal, é muitas vezes subvalorizada no seu potencial. Podemos fazer trinta-por-uma-linha à bendita maçã que ela nunca nos deixa ficar mal. Ora veja-se... maçã assada, maçã cozida, puré de maçã, rodelas de maçã, maçã na salada de frutas (obrigatório), tarte de maçã, bolo de maçã, maçã com cereais, maçã desidratada, etc., etc. E o que seria da história da Branca de Neve se não fosse a maçã?

Foi por todas estas razões que escolhi a maçã como estrela desta publicação. E ainda por ter encontrado num livro recém-recebido como presente de Natal, uma receita que me fez brilhar os olhos de expectativa. Inspirada no livro "Os Bolos da Julie" da Julie Deffense, fiz uns queques de fazer lamber os dedos.


QUEQUES DE MAÇÃ




Ingredientes para 18 queques

390g de açúcar
115g de manteiga amolecida
4 ovos
435g de farinha
5g de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
3 maçãs
1 colher de chá de canela em pó
Raspa de um limão


Pré-aquecer o forno a 175ºC.
Na batedeira, bater bem a manteiga com o açúcar. Adicionar os ovos, um de cada vez, incorporando bem. De seguida, juntar a essência de baunilha, a canela em pó e a raspa de limão. Por fim, envolver a farinha peneirada com o fermento em pó.
Descascar e cortar as maçãs em fatias finas.
Forrar as formas metálicas para queques com as forminhas de papel. Verter uma colher de sopa de massa nas forminhas. Dispôr uma camada de maçã e voltar a colocar outra colher de sopa de massa sobre a maçã. Por fim, dispôr mais fatias de maçã sobre os queques finalizados.
Levar ao forno durante cerca de 30-35 minutos.
Retirar do forno e deixar arrefecer 10 minutos nas tacinhas metálicas. Retirar para uma rede e deixar arrefecer na totalidade.



São tão bons para o lanche, com uma fumegante chávena de chá...




2 comentários:

  1. Ficaram lindos e sendo de maça eu ia adorar.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Não conhecia este cantinho mas devo dizer que adorei... Já levo algumas receitas para testar!!!
    Adicionei aos favoritos para poder acompanhar estas maravilhas :)

    Aproveito para fazer um convite, em jeito de pedido, para fazer uma visita ao meu blogue. Se gostar não deixe de adicionar!
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    Beijinhos

    ResponderEliminar