quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Leite fresco

Adoro fazer gelado e tenho pensado em comprar uma máquina daquelas que batem o gelado durante muito tempo para que ele fique cremoso. Adoro gelados cremosos...
Até que encontrei no site da Leonor de Sousa Bastos uma receita que não precisa da dita máquina para fazer gelado cremoso. Se há site em que acredito é no da Leonor. Receitas que não falham! E este é mais um exemplo. O resultado é um gelado fácil de fazer que fica cremoso, delicioso e cujo único defeito é acabar depressa demais...


GELADO DE DOCE DE LEITE




Gelado

198g de leite condensado cozido
250g de natas
1 clara

Bater as natas até obter um creme como o chantily.
Bater a clara em castelo.
Numa taça, bater o leite condensado cozido até ficar cremoso e juntar as natas aos poucos, envolvendo bem. Por fim, envolver a clara em castelo.
Verter o gelado para uma caixa plástica que possa ir ao congelador (cerca de 12x20 cm). Cobrir com película aderente e levar ao congelador. Muito Bom!!!





Podemos comer o gelado numa taça, num cone ou, se quizermos perverter o gelado e torná-lo ainda mais decadente, fazer uma sandwish de brownie e gelado. E temos o inferno garantido...


Brownie

2 e 1/3 chávenas de chá de farinha tipo 55
1 colher de chá de fermento
3/4 de colher de chá de sal
3/4 de chávena de chá de cacau em pó
400 g de manteiga amolecida
1 chávena de chá de açúcar
1 chávena de chá de açúcar amarelo
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 chávena de chá de pedaços de chocolate negro
1 chávena de chá de pedaços de chocolate branco (facultativo)
1 chávena de chá de miolo de noz aos pedaços

Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Bater a manteiga com os açúcares, o ovo e a essência de baunilha. Juntar a farinha com o fermento, o cacau e o sal. Envolver os pedaços de chocolate e as nozes. Verter a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Polvilhar com açúcar em pó. Levar ao forno durante 15-20 minutos. Não deixar cozinhar demasiado para não ficar muito seco. Deixar arrefecer e cortar circulos com um cortador de bolachas. 
Fazer a sandwish dispondo uma camada de brownie, uma camada de gelado e outra camada de brownie. 

E temos o céu e o inferno numa só dentada!




Com creme ou sem creme...

Não foram muitas as bolas de Berlim que comi na praia mas foram as suficientes para perceber a diferença que faz o local onde se saboreia esta delícia. Não me lembraria de comprar uma bola de Berlim na pastelaria só porque gosto tanto, nunca o fiz. E, no entanto, na praia, tem um encanto e um sabor que fascinam. É dificil explicar... o melhor é provar!

Feitas em casa também são óptimas, talvez as únicas que como com ou sem creme, com ou sem areia...



BOLAS DE BERLIM




Massa

5g + 60g de levedura fresca (fermento fresco em cubos)
180ml de água a 20ºC
165g + 150g de farinha tipo 65
110g + 100 g de farinha tipo 55
11g de sal
65g de açúcar fino
5 gemas
60ml de leite
65g de manteiga

Diluir 5 g de levedura na água. Juntar 165g de farinha tipo 65 com 110g de farinha tipo 55 e verter a levedura no centro, misturando. Deixar levedar durante cerca de 30 minutos.
Numa taça juntar as restantes farinhas com o sal e o açúcar. Numa outra taça diluir a levedura no leite ligeiramente morno e adicionar as gemas batidas.
Colocar a massa na batedeira com o gancho de bater adaptado e adicionar a mistura de farinhas alternadamente com a mistura de leite. Juntar a manteiga cortada aos cubos pequenos. Misturar até conseguir uma massa homogénea.

Colocar a massa numa taça untada com óleo e deixar levedar durante cerca de 2 horas ou até a massa duplicar de volume.

Com as mãos enfarinhadas, formar bolas com a massa e dispôr sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixar repousar por 30 minutos.

Aquecer uma frigideira com óleo (o óleo deve alcançar metade da altura das bolas). Não deixar aquecer demasiado o óleo - 160ºC. Dispôr três ou quatro bolas de cada vez e deixar fritar até dourar. Voltar a bola para fritar do outro lado. Retirar para um tabuleiro forrado com papel absorvente.

Esta receita parece complicada mas compensa bastante. Pode ver a versão original no site Flagrante Delícia da Leonor de Sousa Bastos.




Creme

125ml de leite
3 gemas
50g de amido de milho (farinha Maizena)
50g de açúcar
1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Num recipiente com tampa para micro-ondas, misturar o leite, as gemas batidas, o açúcar e a farinha, misturando tudo. Levar ao micro-ondas na potência 700W durante 2 minutos. Destapar e mexer, verificando a consistência. Voltar a colocar no micro-ondas por mais 2 minutos ou até obter a consistência desejada. Retirar e misturar a essência de baunilha. Deixar arrefecer.

É o creme de pasteleiro mais fácil e rápido que conheço e fica maravilhoso. Encontrei no site Petiscos.com.

Vai um mergulho?