quarta-feira, 25 de maio de 2011

Chocolate ao cubo

Há muito que alimentava uma curiosidade infantil em redor da manteiga de amendoim. Desde pequena que, nas séries americanas, a grande delícia ao lanche se fazia com a sandocha de manteiga de amendoim e geleia... e aquilo soava-me estranhamente apetitoso, curiosamente delicioso. No entanto, não tinha experimentado até agora. O veredicto... é sofrível... tem o seu je ne sais quoi! Mas em americano...

Já o que fiz com o que sobrou desta experiência, (que a manteiga de amendoim vem em frascos grandotes) é que foi um verdadeiro achado! Uma deliciosa receita que encontrei aqui e que já consta do meu livrito de receitas a repetir várias vezes.


BROWNIE DE NUTELLA E 

MANTEIGA DE AMENDOIM



Ingredientes

1 chávena de manteiga derretida
2 chávenas de açúcar
2 colheres de chá de essência de baunilha
4 ovos
1 chávena de farinha
3/4 de chávena de chocolate em pó
Pitada de sal
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 chávena de chá de Nutella
1/2 chávena de chá de manteiga de amendoim


Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça juntar a farinha, o chocolate em pó, o fermento em pó e o sal. Misturar e reservar.
Numa caçarola levar a manteiga, o açúcar e a essência de baunilha a lume brando até o açúcar se dissolver. Então juntar um ovo de cada vez misturando bem e, por fim, adicionar a mistura de farinha e chocolate. Mexer bem até conseguir uma mistura homogénea e reservar.
Numa taça juntar o creme Nutella e a manteiga de amendoim e levar ao micro-ondas, na potência média, durante um minuto e meio, até derreter os cremes. Misturar e juntar ao preparado anterior.
Forrar um tabuleiro de aproximadamente 40x30 com papel vegetal e untar com manteiga. Verter a massa no tabuleiro e levar ao forno durante cerca de 30 minutos. Uma vez cozinhado, retirar do forno e deixar arrefecer bem antes de cortar.

Não fazia parte da receita mas eu espalhei sobre a massa crua pepitas de chocolate (pode ser chocolate partido em pequenos bocados).




E VIVA LA FIESTA!!


terça-feira, 10 de maio de 2011

Parabéns à Rita

Mais um ano mais uma festa! E venham elas que estamos cá mesmo para isso. Celebrar!!
O meu bébé fez quatro anitos e já se considera uma menina crescida. De um dia para o outro passou a ser uma mulherzinha responsável e orgulhosa dos seus feitos. Porque agora já tem quatro anos! Não façam confusão com os bebés de três anos... Não queremos misturas!

Quer então dizer que tive de fazer bolos, doces e salgados com fartura. Dois dias de trabalho intensivo para algumas horas de deleite e uma eternidade de remorços... Faz tudo parte da vida.

Vou aqui apresentar algumas das receitas que coloquei na mesa da festa. Um Party Mix!

No dia do aniversário o bolo foi um clássico. Bolo de chocolate com recheio de creme de queijo e morangos em calda. Não é novidade neste blog. Podem ver a receita aqui. A decoração foi feita com pasta de açúcar.


BOLO DE CHOCOLATE COM

RECHEIO DE CREME DE QUEIJO E

MORANGOS EM CALDA




Este foi o bolo do dia dos anos, celebrado em casa.




Já no dia da festa o cenário era outro...

O bolo de aniversário tinha de estar à altura desta menina.


BOLO DE IOGURTE COM 

RECHEIO DE CREME DE 

MORANGO E CHANTILLY


Bolo

1 chávena de chá de iogurte cremoso de morango
1/2 chávena de óleo
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Bater os ovos com o açúcar. Adicionar o iogurte e o óleo e misturar bem. Envolver a farinha e o fermento.
Forrar uma forma de mola com papel vegetal e verter a massa. Levar ao forno durante cerca de 30 - 35 minutos.


Creme de morangos

500 g de morangos
3/4 de chávena de chá de açúcar
50 g de manteiga
1 gema de ovo

Numa caçarola, colocar os morangos lavados e cortados e o açúcar. Deixar cozinhar até os morangos estarem cozidos. Reduzir a puré. Sem retirar do lume, adicionar a manteiga e a gema de ovo. Mexer sempre até que a manteiga derreta. Retirar do lume e deixar arrefecer.


Chantilly

400 ml de natas
2 embalagem de fixador de chantilly
1 chávena de chá de açúcar de confeiteiro

Na batedeira, bater as natas durante um minuto. Adicionar o açúcar e o fixador e continuar a bater até obter a consistência desejada.


Montagem

Depois de frio, cortar o bolo no sentido longitudinal, em três camadas. Entre cada camada, cobrir o bolo com o creme de morangos seguido do chantilly.
As porções de creme de morangos e de chantilly nesta receita referem-se à quantidade utilizada no bolo de três andares que fiz para a festa. Foram necessários três bolos de iogurte. 
Decorei com pasta de açúcar.





Entre outros bolos e bolinhos havia este bolo de côco com curd de limão, mais uma receita revisitada e decorada com pasta de açúcar. A receita pode encontrar-se aqui.


BOLO DE CÔCO COM 

RECHEIO DE CURD DE LIMÃO






O rato roeu com regozijo o resto do repasto da Rita.

Faz bem aos olhos

A inspiração é uma coisa curiosa. Pensamos que a vamos buscar mas é ela que nos encontra. Está ali parada à nossa frente até tropeçarmos naquela ideia genial que nos faltava. Por vezes dizemos que a inspiração é divina, quando não fazemos a mais pálida ideia de onde é que ela veio... outras vezes inspiramo-nos em pessoas, lugares, outras ideias, ideias de outros. Mas há sempre um factor à mistura que influencía a nossa inspiração, ou que nos faz dar de caras com uma ideia. A necessidade!

Pois eu senti a necessidade de me ver livre de uma grande quantidade de cenouras que tinha em casa. Normalmente a minha inspiração é potenciada pela minha necessidade de me livrar de algum ingrediente excedente ou caduco. E assim veio esta ideia ter comigo através da excessiva aquisição de cenouras. O mundo tem destas coisas!


TORTA DE CENOURA COM 

GANACHE DE CHOCOLATE


Torta

500 g de cenouras
400 g de açúcar amarelo
6 ovos
Raspa de uma laranja
Pau de canela
125 g de farinha

Cozer as cenouras, cortadas aos cubos, com o pau de canela. Retirar o pau de canela, reduzir a puré e reservar.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça, bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura espumosa. Misturar o puré de cenoura, a raspa de laranja e a farinha. Misturar até obter uma mistura homogénea.
Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e untar com margarina. Verter a mistura no tabuleiro e levar ao forno durante cerca de 20 minutos.




Ganache de chocolate

100 g de chocolate
100 ml de natas
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

Misturar os ingredientes numa taça e levar ao micro-ondas durante 2 minutos em potência média. Misturar tudo até conseguir um creme brilhante.
Desenformar a torta sobre um pano de cozinha húmido e coberto com açúcar. Cobrir a torta com a ganache e enrolar com a ajuda do pano. Manter a torta enrolada no pano e levar ao frigorífico durante 30 minutos.


"A beleza agrada apenas os olhos
É a doçura nos modos que encanta a alma."

Voltaire